Délcio Caiaia, designer gráfico angolano, apresentará a sua primeira exposição intitulada Sankofa & Afrofuturismo e os livros Matriz Africana do Design Gráfico e Emancipando uma Expressão Visual no Design Gráfico, na Galeria de Arte Makamba, em Lisboa, no dia 20.
Sankofa & Afrofuturismo é um reflexo dos pensamentos de Délcio Caiaia, explorando a sua pesquisa pela emancipação da expressão africana no design gráfico. A exposição individual do designer proporcionará aos visitantes uma jornada que combina passado, presente e uma construção fictícia e especulativa do futuro do continente africano.
No dia 25 de maio, em comemoração ao Dia de África, Délcio também apresentará os dois livros relacionados ao tema do afrofuturismo no design. O quarto volume do Matriz Africana do Design Gráfico, uma coleção de obras de arte gráfica inspiradas no afrofuturismo, e o livro Emancipando uma Expressão Visual no Design Gráfico, que oferece reflexões, críticas e possíveis soluções para o crescimento da expressão africana no design gráfico.
Os eventos ocorrerão na Galeria de Arte Makamba, localizada na Avenida de S. Pedro, na Pontinha, nos dias 20 e 25 de maio, respetivamente.
Délcio Caiaia tem se destacado como uma referência no mundo do design gráfico de matriz africana, tanto na lusofonia quanto internacionalmente. O seu estúdio, o DC Entertainment, tem desenvolvido soluções criativas e inovadoras nessa área.
Recentemente, o designer participou do Nairobi Design Week, um evento anual realizado na capital do Quénia, que reúne jovens artistas africanos para exposições e apresentações.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.