A Fifa anunciou nesta sexta-feira, 16 de dezembro, a criação do Mundial de Clubes feminino. Sem avançar muitos detalhes sobre a competição, a organização revelou a decisão depois da última reunião do Conselho da Fifa.
A Federação Internacional de Futebol fez questão de ressaltar que o acréscimo de jogos no calendário levará principalmente em consideração “a saúde e bem-estar das jogadoras como um objetivo principal”.
A Fifa informou também que a atual estrutura do calendário internacional de partidas (datas Fifa) permanecerá inalterada até 2025 para dar mais tempo para planear um novo organograma. As sedes dos campeonatos de 2027 e 2031 serão decididas em 2024 e 2025, respetivamente.
Outras novidade anunciadas foram também a ampliação do torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 12 para 16 equipas e a criação de uma nova taça do Mundo de Futsal Feminino da FIFA a cada quatro anos.
“Estamos a correr para realmente alinharmos as competições masculina e feminina e campeonatos do mundo” afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
O desejo de ver realizado um Mundial de Clubes também já era forte por parte da Uefa e da Conmebol, que já tinham pensado em criar um jogo entre os campeões da Champions feminina e Libertadores. Com o lançamento, as vontades das confederações de futebol foram atendidas.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.