Procurar
Close this search box.

Ford e MIT testam interacção entre carros eléctricos e peões

A Ford Motor Company e o MIT – Massachusetts Institute of Technology estão a colaborar num novo projecto de investigação que mede a forma como os peões se movem em meio urbano para melhorar alguns serviços públicos de transporte, como circuitos de conhecimento.

O projecto vai introduzir uma frota de autocarros eléctricos que operam nas duas estradas da cidade universitária e no campus da Universidade de Cambridge, Massachusetts. Os veículos utilizam sensores LiDAR e câmaras para medir os fluxos dos peões, o que, no limite, permitirá antecipar as necessidades de autocarros. Isto, por seu lado, orientará os investigadores e condutores desses veículos para as áreas de maior procura e melhor satisfazer os utentes.

Os sensores a bordo e as câmaras recolhem informação dos peões para estimar o fluxo de tráfego pedonal”, disse Ken Washington, vice presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Isto ajuda-nos a desenvolver algoritmos eficientes que associam dados relevantes. Melhora os serviços de mobilidade a pedido, auxilia os esforços de detecção de peões e o mapeamento de circulação para os veículos autónomos”.

A investigação do MIT está a ser dirigida pelo Departamento de Aeronáutica e Astronautas do Laboratório de Controlo Aerospacial (ACL). O ACL investiga temas relacionados com sistemas autónomos e projetos de controlo de aeronaves, naves espaciais e veículos terrestres. A pesquisa teórica e experimental é desenvolvida em áreas como estimativa e navegação, planeamento e estudo sob incerteza e autonomia dos veículos.

Através do sistema de mobilidade a pedido que está a ser desenvolvido para o campus do MIT, o ACL pode investigar e planear novos algoritmos em meio complexo, mas controlado, ao mesmo tempo que fornece uma plataforma de testes aos investigadores e presta um serviço à comunidade do MIT”, disse o Professor Jonathan How, director do ACL.

Os investigadores da Ford e do MIT pensam disponibilizar o serviço a um grupo de estudantes e á faculdade em Setembro. Este grupo utilizará uma aplicação móvel para comunicar com um dos três veículos eléctricos urbanos sobre a sua localização e pedem para serem deixados noutro ponto do campus.

Os veículos eléctricos são suficientemente pequenos para poderem circular pelos passeios do campus, ao mesmo tempo que deixam espaço para os peões. Cada um desses veículos está equipado com compartimentos estanques que protegem das intempéries – o que é particularmente útil nos climas rigorosos.

Após chamarem o veículo através da aplicação móvel, os estudantes do MIT e da faculdade não terão de esperar muito pela sua boleia.

Nos últimos cinco meses, a Ford e o MIT utilizaram sensores LiDAR e câmaras nos veículos para se documentarem sobre os fluxos de peões entre diversos pontos do campus. O LiDAR é a forma mais eficiente de detectar e localizar objectos ao redor dos veículos. A tecnologia é ainda mais precisa que o GPS, emitindo pequenas pulsações de raios laser para identificar com precisão a localização dos veículos num mapa e detectar o movimento de peões e objectos próximos.

 

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES