Procurar
Close this search box.

Futebol vai ganhar novas regras em Março

Vêm aí novas regras de futebol, cuja proposta já foi aprovada pelo Conselho da Associação de Futebol Internacional e que deverá ser ratificada em Março.

Tudo indica que, caso a proposta seja aceite, as novas leis já estarão em vigor durante o Campeonato da Europa, que vai acontecer em França.

A revisão foi feia pelo ex-árbitro da Liga Inglesa David Ellery e aqui ficam cinco das grandes alterações, reveladas pela Associated Press.

Pontapé de saída

O primeiro toque na bola, em início de partida, poderá ser dado em qualquer direcção – o importante é que a bola se mova. Actualmente o pontapé de saída devia ser dado apenas para a frente, entre os dois jogadores que abrem o jogo.

Cartões vermelhos antes dos jogos

Até agora, os jogadores poderiam ver um cartão vermelho durante e após o jogo. Com as novas alterações, o árbitro poderá mostrar a cartolina antes dos jogadores entrarem no relvado, a partir do momento em que se faça a inspecção inicial.

De acordo com Ellery: “Os jogadores que se envolvem em confrontos antes da partida] serão impedidos de disputar o jogo, mas ambas as equipas iniciarão a partida com 11 jogadores, porque poderiam usar um dos suplentes. Perdem um dos suplentes.”

Jogadores lesionados já não terão de sair e voltar a entrar

Se um jogador se lesiona devido a uma falta que é punida com cartão amarelo ou vermelho, pode ser assistido rapidamente no relvado e não tem de sair do terreno de jogo. O que faz com que a equipa que perdeu o jogador temporariamente não fique reduzida a 10 atletas em relação à equipa adversária.

Menos paragens

Acabaram-se as paragens por minudências. “Se um jogador sair para mudar de chuteiras, tem de esperar que haja uma paragem e o árbitro tem de ir ter consigo e verificar as novas chuteiras antes de ele poder voltar à partida. O que estamos agora dizer é que as suas chuteiras, ou outras coisas semelhantes, podem ser verificadas pelo quarto árbitro, mesmo pelo árbitro assistente, e [o jogador pode] voltar à partida de imediato”, diz o ex-árbitro.

Quando um jogador sai fora do relvado (sem que a bola saia) e é obstruído nesse espaço (fora do retângulo de jogo), o árbitro atualmente só pode decidir de uma forma: castigar o adversário e fazer “bola ao solo”, com um elemento de cada equipa a lutar por ela. Para David Elleray, isso é errado: “Dois jogadores saem das quatro linhas. Um tenta voltar ao terreno de jogo para disputar a bola e o outro agarra-o, impedindo-o de regressar. Nesse momento o árbitro mostra um cartão amarelo ou vermelho e retoma a partida com bola ao solo, o que é claramente errado. Portanto, passaremos a ter um livre na linha final ou na linha lateral. Se tal acontece na área de penálti [mas do lado de lá da linha final], pode dar origem a um penálti.”

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES