Procurar
Close this search box.

“Fim do Começo”, a revolução sonora de Lukeny

Nesta reta final do ano, o rapper Lukeny apresenta “Fim do Começo”, que marca o seu retorno ao estúdio depois de uma curta pausa. A música já está nas plataformas de streaming e o clipe está no YouTube.

Lukeny é o nome artístico de Éden Pereira, um jovem rapper de 22 anos, nascido em Portugal de pais angolanos. Nos seus tempos de kandengue (criança, em kimbundu), o padrasto foi quem o introduziu à música, sobretudo a de raízes africanas, e que até hoje ficaram impressas no seu ADN.

Lukeny reconhece-se como um grande conservador das raízes do rap, uma visão cultivada pelo ambiente em que mergulhou e pelos artistas que admirava. Tupac, NAS e Notorious B.I.G. desempenharam um papel fundamental na formação da sua identidade artística, permanecendo como pilares essenciais da sua lista de rappers favoritos.

Vidrado em vídeos de freestyle, aos 14 anos, o artista sentiu-se envolvido pelo estilo e começou a fazer os seus primeiros ensaios. Na escola, conheceu David Silva, também conhecido como Nylon, que tornou-se no seu mentor dessa jornada no freestyle. E foi nessa altura que, juntamente com outro amigo, Cláudio, decidiram criar o grupo DTN. “Eu [além dos meus amigos] também tinha uma paixão pelo freestyle. O meu amigo [Nylon] já cantava na turma e ele organizava rodas de free nos intervalos das aulas e convidava-nos”, disse em entrevista à BANTUMEN.

A jornada a solo

Em 2017, Lukeny foi para a Alemanha e reuniu-se com Maurex, um amigo de longa data. Ao retornar a Portugal, ele se conectou com E2SON e juntos decidiram fundar a HOOD75. O objetivo principal da HOOD75 era promover a irmandade e celebrar a música feita por jovens, custe o que custar.

Contudo, a solo, Lukeny lançou também várias músicas mas foi na sequência de “Feelings” que o rapper e E2SON começaram a ter uma postura mais profissional em relação ao seu percurso. “[No ‘Feelings I’] queríamos partilhar a nossa música e as nossas experiências de vida, e nos orgulhamos disso. O “Feelings II” foi um lançamento em que estávamos mais maduros em termos musicais, mais evoluídos em termos de qualidade do áudio e letra. Já tínhamos mais noção do que estávamos a fazer”, explicou.

Na reta final de 2023, Lukeny tem agora uma nova aposta. A música “Fim do Começo” tem o selo da WAT Agency, a sua produtora liderada por Tiaguexx. O rapper descreve o single como um retrato das lutas internas que um artista enfrenta, evidenciando “a partilha de todos os sentimentos, pensamentos e inseguranças para poder seguir em frente e mostrar-se como artista de forma plena”.

“Fim do Começo” tem a participação de Djamila Zovo e conta com BillyG na produção, mistura de Didasboy e masterização de Carlos Juvandes. O clipe foi produzido a preto e branco para mostrar a profundeza da oração do artista. A assinatura da pré e pós produção é da Sixtudios.

No vídeo abaixo podes assistir à entrevista de Lukeny para a BANTUMEN, onde o artista dá mais detalhes sobre o seu trabalho e percurso.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES