Procurar
Close this search box.

Coca-cola, Cuca e Nocal são as marcas de bebidas mais referenciadas pelos angolanos

nocal

A 10ª edição do Superbrands Angola foi marcado pela distinção das marcas Coca-Cola, Nocal e Cuca como sendo as principais na tabela dos consumidores angolanos, anualmente através de um Estudo ao Consumidor, conduzido pela Keyresearch, tem se feito uma análise detalhada do mercado e das Marcas com maior relevância naquele país.

A Keyresearch é uma das mais antigas empresas de estudos de mercado e monitorização de media a operar em Angola, e é a responsável pela elaboração do estudo em 18 pontos amostrais da província de Luanda. Nestes termos garante-se que o painel de respostas é representativo da população nacional, em termos de idade, género, estrato económico e localização geográfica, importa destacar, que um dos aspectos relevantes em termos de análise do estudo para esta edição tem que ver com a análise por faixa etária e estrato social.

De acordo com o Senior Partner da Superbrands Angola, Pedro Diogo Vaz

Existem três aspectos cruciais, o primeiro, que, ao contrário do que se verifica em muitos outros mercados, a elevada percentagem da população em idade jovem, torna o mercado muito padronizado, semgrandes diferenças em termos de faixas etárias ou estrato económico. Em segundo lugar, a relevância dada pela população às áreas de Moda, Tecnologia e Bebidas, permite perceber que são áreas atrativas para as empresas, mas já altamente concorrenciais. Finalmente, àsemelhança deoutros mercados, a Tecnologia e Telecomunicações são muito valorizadas como áreas de grande relevância em termos sociais, acompanhando as mudanças sociais que o mundo em geral vai experienciando.

Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands

No Top 10+ destas análises, as Marcas relevantes são transversais a todas as idades, com NIKE, ADIDAS e SAMSUNG a surgirem com elevadas referências em todas faixas etárias, e COCA-COLA a destacar-se em 4 das faixas etárias (apenas excepção da faixa etária dos 15 a 19 anos). Já em termos de estrato social, existe também um padrão comum a todas as faixas etárias, com a MODA no Top3 das referências genéricas e as BEBIDAS no Top3 das referências Nacionais.

No TOP 20 das referências, Marcas de Moda, Tecnologia e Bebidas surgem como as mais mencionadas genericamente pela população, com 79% das referências, enquanto ao nível da menção de Marcas Nacionais, Bebidas, Distribuição e Alimentação surgem destacadas nas referências da população, representando 87%.

De salientar que, quando a análise passa para a dimensão de Marcas exclusivamente nacionais, as Marcas de Bebidas são as que contam com mais relevância: CUCA, NOCAL e EKA surgem como as Marcas mais referenciadas, seguidas de PURA, BLUE, COCA-COLA e BOOSTER, representando 53% do Top 20 de Marcas referenciadas. Marcas afectas às áreas de Tecnologia, Distribuição, Alimentação e Banca estão também entre as áreas de maior referenciação.

A Superbrand Angola 10ª não deixou de fora a referenciação genérica, as Marcas NIKE, ADIDAS e SAMSUNG surgem como as Marcas mais referenciadas pela população. No âmbito das referências espontâneas no TOP 20, é de destacar a elevada referência a Marcas internacionais ligadas ao mundo da moda como GUCCI, LOUIS VUITTON, CHRISTIAN DIOR, LACOSTE e ZARA. Ainda dentro do Top 20, é possível encontrar várias outras Marcas com presença relevante e efectiva no mercado local, como são o caso de COCA-COLA, TOYOTA, CUCA, PURA e UNITEL.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES