Procurar
Close this search box.

iColo leva mais conectividade a Moçambique

icolo

A iColo,  uma empresa do Grupo  Digital Realty (NYSE:DLR)  foi a primeira fornecedora de centro de dados do Quénia, anunciou hoje a abertura do seu primeiro centro de dados em Maputo, apelidado de MPM1. O estabelecimento deste novo centro de dados na costa sudeste da África expande a presença da empresa e complementa a sua estratégia de fornecer instalações de colocation de classe mundial que suportam as crescentes necessidades de conectividade ao longo desta zona, impulsionadas pelo crescimento de cabos submarinos.

Depois de desenvolver e operar com sucesso os campus de Mombasa e Nairóbi, no Quénia, a iColo expande-se agora para a Pérola do Índico. O campus de 9500 metros quadrados está localizado no coração de Maputo, na Avenida Lenine. O MPM1 oferece aproximadamente 350 metros quadrados de espaço útil para ser alugado, capacidade suficiente para hospedar aproximadamente 80 racks na primeira fase de desenvolvimento e foi projectado para acomodar actualizações adicionais com base na demanda do cliente.

“Estamos empenhados em melhorar a conectividade à Internet em Moçambique ao estabelecer esta nova instalação, especialmente com o advento de novos sistemas de cabo de alta capacidade ao longo da costa de Moçambique. Estamos muito entusiasmados com o potencial de crescimento desse mercado”, diz Ranjith Cherickel, CEO da iColo.

Moçambique, um país com 32 milhões de habitantes, está actualmente conectado a dois cabos submarinos com um terceiro sistema de cabos, o cabo 2Africa de alta capacidade, que chegará a Moçambique ao longo do mês de Fevereiro. O cabo, o maior sistema de cabos submarinos de fibra ótica de todos os tempos, quase circunavega África e liga-se a múltiplos pontos de interligação na Europa, Médio Oriente e Ásia. Espera-se que o cabo 2Africa melhore consideravelmente a conectividade em Moçambique e apoie o crescimento da economia local.

As instalações da iColo em Maputo – projectadas como um hub digital – serão o ponto de chegada  local, para equipamentos críticos e para o sistema de cabos da 2Africa. Espera-se que a conectividade desenvolvida melhore a acessibilidade à Cloud e aos conteúdos, aumentar a digitalização, melhorar a experiência online para empresas e consumidores locais, ajudando a construir uma sociedade digital ampla e mais inclusiva em todo o mundo através da plataforma global de data center.

“Este novo data center é um marco significativo no desenvolvimento da internet em Moçambique, trazendo soluções de colocation confiáveis ​​e de alta qualidade com um histórico de longa data de excelência operacional. Este campus, altamente conectado, fornecerá uma base para um forte crescimento de dados no país e em todo o continente africano”, afirma José Almeida, Director Geral da iColo Moçambique.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES