Nelson Toqueleque: da criação de identidades à gestão de clientes

nelo

Se por um lado ouvimos o famoso ditado “Quem não aparece não é lembrado”, por outro, a criatividade ganha o rosto de Nelson Toqueleque ou simplesmente Nelo, nome que mais o identifica quando o assunto é marcas que actuam no mercado moçambicano.

Formado em Artes Gráficas, natural de Nampula, província de Moçambique, Nelson Toqueleque descobriu a sua paixão por arte enquanto via desenhos animados. A curiosidade crescente fê-lo querer saber mais do processo de concepção dos mesmos, e foi então que decidiu estudar como é que aquelas imagens todas se juntavam e contavam uma história animada.

Segundo Nelson Toqueleque, designer Gráfico

Ser designer Gráfico no nosso mercado é vencer vários obstáculos diariamente, devido ao surgimento de vários rostos que se intitulam designers, sem conhecimento de causa. Infelizmente, existe muito “O meu sobrinho sabe fazer” o que tem levado à extinção de vários criativos talentosos. Nem sempre é fácil entender o cliente, sobretudo quando ele vem com ideias pré-concebidas de um exemplar que viu na internet, porém o que me tem movido essa ala criativa é a paixão pelo trabalho que temos feito.

Um dos aspectos que mais identificam o trabalho de Nelo é a presença de muita luz, o que cria uma sessão de proximidade aos olhos de quem o contempla. Entre os os recursos usados para a concepção dos seus trabalhos gráficos os destaques foram para o Photoshop, Adobe illustrator, indesgn, cinema 4D, CorelDraw.

O meu processo criativo começa a partir de uma conversa descontraída com o cliente, falando de diversas coisas longe daquilo que nos juntou, para que eu possa entender a alma do cliente e desenvolver uma identidade visual que realmente o identifica. Para sermos criativos precisamos ser crianças porque elas tem uma mente super aberta onde concretizam suas imaginações por meio de desenhos ou palavras

Um dos principais objectivos de Toqueleque é continuar a aprender cada vez mais, beber do espírito criativo do mercado exterior e continuar a elevar o nome de Moçambique diante dos maiores gigantes da criatividade. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES