O cantor são-tomense ‘General João Seria’, vocalista principal do conjunto África Negra, morreu, esta quinta-feira, em São Tomé e Príncipe, aos 74 anos, por causa ainda desconhecida, disse à Lusa fonte familiar.
Gabriel João, conhecido na música como ‘General João Seria’- homenageado na primeira PowerList100 da BANTUMEN – tinha mais de 50 anos de carreira na música, que iniciou nos anos 1960, na ilha do Príncipe, no conjunto Cabana, passando pelo ‘Sangazuza’ e África Negra, do qual foi vocalista principal, e fez vários concertos internacionais, tornando-se num dos maiores nomes da música são-tomense.
O cantor são-tomense, que nasceu a 1 de setembro de 1949, foi encontrado esta quinta-feira sem vida na sua residência em Santana, distrito de Cantagalo, adiantou à Lusa fonte familiar, que disse desconhecer a causa da morte.
“Ele veio recentemente do Príncipe e estava bem. Normalmente ele é o primeiro a acordar aqui na zona, mas hoje como não vimos sinal dele arrombou-se a porta e encontrámo-lo morto”, disse uma das filhas, Anita da Cruz.
É um dos mais emblematicos cantores santomenses do último século, líder do conjunto “Conjunto África Negra”, fundado nos anos 70 na Ilha de São Tomé, que além de marcar o seu espaço no país de forma irrepreensível é uma das bandas que até hoje se faz sentir no espaço da CPLP e noutros parâmetros do mundo.
Em julho de 2021 foi homenageado pelo Governo de São Tomé e Príncipe pela sua estimável contribuição no engrandecimento da cultura nacional, sobretudo no campo musical.
Nas muitas colaborações nacionais e internacionais, destaca-se ter feito colaboração com grandes nomes nacionais e lusófonos, como com a cantora Joss Stone.
“General João Seria” é intérprete de várias músicas amplamente conhecidas, como “Aninha”, “Carambola”, “Maia Muê”, “Nova Moca”, entre outras.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.