Para as mulheres africanas, o cabelo é muito mais do que imagem. “Nha Kabelu”, o novo single de Kady, fala da importância do cabelo enquanto símbolo de resistência, aceitação e amor próprio.
“’Nha Kabelu’ é uma celebração. Um manifesto ao cabelo e à beleza africana. Este cabelo que carrega uma história imensa de resistência e honra a nossa ancestralidade. Durante muito tempo, a mulher negra viveu e muitas de nós ainda vivem em negação com a nossa imagem, devido aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Isso reflete-se diretamente na nossa autoestima e na forma como nos acolhemos. Por isso é necessária e urgente esta mensagem de empoderamento, consciencialização e representatividade”, reflete a artista.
“Mi eh flor ma tambi mi eh espinho/Nha grandeza bem desdi mininu”
Letra de “Nha Kabelu”
O single faz parte do EP Lumenara, editado no final de 2022, e conta com a participação de Nayela, com quem Kady partilha uma história de aceitação natural do cabelo desde a infância.
Lumenara, que significa fogueira em criolo, é um ato de enaltecimento e empoderamento da mulher africana, a partir de uma visão contemporânea da riqueza musical de Cabo Verde.
Desde que lançou o EP, a artista apresentou-se no Colors Show, com o single “Tamina”, subiu ao palco do Super Bock em Stock, em Lisboa, e fez parte do programa dos concertos intimistas Sala de Estar, juntamente com Djodje, também em Lisboa.