Procurar
Close this search box.

Pedro Lopes é agora conselheiro do Global Future Council do World Economic Forum

Pedro Lopes

Pedro Lopes, secretário de Estado de Cabo Verde para a Economia Digital, foi esta semana nomeado para o concelho Global Future Council do World Economic Forum.

Este conselho reúne líderes visionários de todo o mundo para colaborar na abordagem de desafios globais prementes e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Contra o pano de fundo das crises entrelaçadas de clima e biodiversidade, as partes interessadas do turismo têm a oportunidade de redesenhar destinos e práticas sustentáveis em toda a indústria. O Conselho do Futuro Global sobre o Futuro do Turismo Sustentável está focado em como o setor pode ser reconstruído com novos modelos e insights para garantir o seu futuro sustentável e avançar caminhos para o turismo líquido zero e positivo para a natureza que beneficie as comunidades locais.

Pedro Lopes será conselheiro do Fórum Económico Mundial e integrará o grupo “O Futuro do Turismo Sustentável” e terá como responsabilidade liderar a discussão sobre o tema Nómadas Digitais. As reuniões do Conselho serão virtuais e presenciais, sendo que a Reunião Anual dos Conselhos Globais do Futuro 2023, ocorrerá de 16 a 18 de outubro de 2023 no Dubai, Emirados Árabes Unidos, e reunirá toda a rede de membros do conselho para a primeira reunião presencial do seu mandato de dois anos.

Os conselheiros do Global Future Council têm a missão de identificar e promover ideias transformadoras com impacto global, fornecendo alinhamentos estratégicos, evidências científicas e uma compreensão multidisciplinar das principais questões por meio de ideias inovadoras. Fazem parte do conselho líderes do sector privado, académicos, líderes políticos e líderes de organizações não governamentais.

Entre os membros deste conselho encontram-se personalidades de renome mundial, como Neil Jacobs – CEO do Grupo Hoteleiro Six Senses Resorts & Spa; Douglas Sabo – Diretor de Sustentabilidade da Visa; Priya Balasubramaniam – Vice-Presidente de Operações da Apple; Omar Alsuwaidi – Secretário de Estado para a Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos; Sally Capp – Presidente da Câmara de Melbourne, Austrália; Ajay Bhalla – Presidente de Soluções de Cibersegurança e Inteligência da Mastercard; Daniella Cava – Presidente da Câmara de Miami, EUA; Carlos Moedas – Presidente da Câmara de Lisboa, entre outros.

A inclusão de Pedro Lopes neste seleto grupo de conselheiros é o reconhecimento do potencial e contribuição significativa de Cabo Verde para a temática do turismo sustentável e para o nicho dos nómadas digitais.

Recorde-se que Cabo Verde criou o seu programa para Nómadas Digitais (indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas da sua profissão remotamente e não depende de uma base fixa para trabalhar) em 2020. Em 2022, Cabo Verde, ocupou a quarta posição no ranking dos países de África e Oriente Médio com mais condições para receber os nómadas digitais, segundo o website da Kayak.com. Recentemente o Relatório para Nómadas Digitais realizado pela empresa Flatio e que fizeram parte mais de 2000 nómadas digitais, colocava Cabo Verde como o 6º país do mundo que mais entusiasmo gerava entre este grupo de viajantes

Um dos primeiros desafios do líder cabo-verdiano é o Flatio Digital Nomad Report 2023. O estudo abrangente analisa o estado do nomadismo digital em 2023, iluminando as motivações, frustrações e destinos favoritos dos nómadas digitais em todo o mundo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES