Procurar
Close this search box.

A Bagagem da Imigração: Um olhar sobre a jornada dos sonhos e desilusões

A Bagagem da Imigração | DR
A Bagagem da Imigração | DR

No próximo dia 3 de fevereiro, pelas 16 horas, o Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa abrirá as suas portas para a apresentação do livro A Bagagem da Imigração, da autora Patrícia Moreira. O evento promete ser um momento de reflexão e debate sobre as complexidades e os desafios da imigração.

A sessão, que terá entrada livre, será moderada por Paula Cardoso – jornalista, escritora e fundadora da plataforma Afrolink. O evento contará também com a participação de Telma Tvon, escritora e rapper; Etivaldo Camala, autor, realizador e ator; e Lucca Fazzini, autor e professor universitário especializado em estudos comparados de literatura.

A Bagagem da Imigração é uma obra que aborda as realidades muitas vezes duras de quem precisa sair do país que o viu nascer em busca de mais e novas oportunidades. Através da personagem principal, Ayana, a autora explora temas como a esperança, a desilusão e a violência, retratando a complexa jornada de uma imigrante cabo-verdiana na Europa. O livro é uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes e a coragem necessária para superá-las.

Patrícia Moreira, neta de imigrantes cabo-verdianos e nascida em Lisboa, é uma voz emergente na literatura portuguesa. Licenciada em Ciências da Linguagem pela Universidade d’Aix-Marseille, em França, Moreira tem utilizado a sua experiência pessoal e profissional para explorar as nuances da imigração e identidade. Além de A Bagagem da Imigração, é também autora de As Novas Identidades Portuguesas – disponível na BANTULOJA – e tem sido uma presença ativa no mundo literário e audiovisual. Foi a autora convidada a participar na edição nº38 da revista Gerador com o conto “Fidjo Fêmea.” Teve o seu primeiro guião “VIDAS” selecionado para a final da IX Edição do Festival Guiões. O mesmo guião venceu o prémio MUTIM 2023 e ficou ainda na shortlist dos 25 projetos mais interessantes na convocatória do Pitche Me! 2023. Argumentista do projeto audiovisual Djunta Mô. É na escrita que autora tem encontrado espaço para romper silêncios. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES