A norte-americana Adobe não ficou indiferente à pandemia do Coronavírus e anunciou esta semana que os seus serviços da Creative Cloud passarão a ser gratuitos, incluindo o Photoshop, Premiere Pro ou o InDesign. A iniciativa é um gesto que pode ajudar muitos estudantes que se encontram confinados em casa e que precisam de tais ferramenta para continuar a estudar no domicílio.
“A partir de hoje, estamos a oferecer aos nossos clientes – que atualmente disponibilizam aplicativos da Creative Cloud para os alunos – a possibilidade de solicitar um acesso doméstico temporário para os seus alunos e educadores ”, explica a Adobe no seu blog. O acesso gratuito é concedido até 31 de maio de 2020 sem custo adicional.
Para solicitar o acesso, basta preencher este formulário online e os aplicativos podem ser usados através de um smartphone.
Os trabalhadores da área de design e/ou criação de produtos, e que têm sentido o impacto da desaceleração da economia devido à pandemia de Coronavírus, também foram incluídos nesta campanha da Adobe. Este grupo de profissionais também vai beneficiar de assinatura gratuita da plataforma por dois meses.
I had a little trouble getting through it so here’s a video for my visual learners LOL pic.twitter.com/jCok7OzHi5
— y_u (@y_upark) March 17, 2020
Nas redes sociais, há relatos de residentes dos EUA, Reino Unido e Portugal, mas é bem provável que seja uma política global e também abranja outros países da Lusofonia.
Para verificar se tens direito à oferta, faz login na tua conta da Adobe e acede à página de Assinaturas; na parte inferior, seleciona “Gerir plano”. Solicita o cancelamento do teu plano e fornece um motivo aleatório (ou especifica ser devido ao COVID-19); confirma a solicitação e, em seguida, confere se a opção para a oferta de dois meses aparece.