Procurar
Close this search box.

Assa Matusse abre gala da UNESCO sobre Dia da Língua Portuguesa 

Assa Matusse | DR
Assa Matusse | ©Mariano Silva

A cantora moçambicana Assa Matusse teve à sua responsabilidade a abertura da gala da Unesco que marcou o Dia Mundial da língua portuguesa. O evento aconteceu nesta quinta feira, 5 de maio, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, em Paris, França.

Além da atuação a solo, a artista participou também de um momento musical juntamente com o quarteto brasileiro S.Paulo, com que tem colaborado.

O evento contou ainda com apresentações artísticas de todos os países falantes de língua portuguesa, como uma homenagem a Agostinho Neto e José Craveirinha, momentos musicais de Zalyka (Guiné-Bissau) e Té Macedo – Cantar Agostinhos Neto (Angola), Tocatina (Cabo Verde), entre outros.

Esta é a segunda vez que “a menina do bairro” de Mavalane atua em Paris a convite da UNESCO. O primeiro evento aconteceu em dezembro do ano passado, durante uma sessão alusiva à semana africana naquela organização.

A cantora e autora de temas como “Sou mais eu” e “Menina do Bairro” acredita que a arte tem poder para gerar uma mudança. “Eu acredito no poder da arte. Ela pode juntar povos e a língua portuguesa através da música tem o poder para transformar jovens, a minha atuação será em torno daquilo que nos une”, explicou.

Assa participou na gala em que na mesma noite foram homenageados os escritores José Craveirinha de Moçambique, Agostinho Neto de Angola, José Saramago de Portugal e Lima Barreto do Brasil.

Nascida a 12 de junho de 1994 em Maputo, a cantora e compositora é dona de uma voz inconfundível e tem na sua linha musical influências de músicos moçambicanos e africanos em geral. No seu palmarés conta o prémio Ngoma, em 2013, da Rádio Moçambique. Em 2015 foi convidada a fazer um intercâmbio cultural e estudar na Noruega, em 2016 venceu a competição internacional “The Voice of Pengea”, realizada em Madrid.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES