Procurar
Close this search box.

René Tavares vai expor a solo pela primeira vez no Reino Unido

René Tavares | © Cortesia This Is Not a White Cube
René Tavares | © Cortesia This Is Not a White Cube

O artista santomense René Tavares está prestes a estrear a sua primeira exposição a solo no Reino Unido. Sob o título intrigante de “Portraits For English To See”, que traduzido para portguês significa “para inglês ver”, a mostra é uma curadoria de Paula Nascimento, renomada arquiteta e curadora angolana. O evento, que terá lugar no The Africa Centre em Londres, apresentará seis obras inéditas de René Tavares que emergem das séries de pintura mais recentes e distintas do artista, prometendo um mergulho profundo nas intersecções entre fotografia de arquivo e a expressão pictórica.

O título provocativo da exposição resgata uma expressão idiomática portuguesa antiga, “para inglês ver”, habilmente empregada pelo artista para explorar questões históricas e sociopolíticas que moldaram os processos identitários de várias nações africanas.

Além das seis obras de pintura em exibição na exposição, a instalação “Piá mú”, previamente apresentada no MAAT, também estará em destaque. Esta mostra é fruto da colaboração entre a galeria de arte luso-angolana THIS IS NOT A WHITE CUBE, representante do artista, e o THE AFRICA CENTRE, em Londres.

René Tavares ocupa um papel central no cenário artístico de São Tomé e Príncipe, sendo uma figura proeminente na arte contemporânea lusófona. A sua visibilidade tem crescido tanto no continente africano quanto internacionalmente nos últimos anos.

Recentemente, foi finalista na última edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. No MAAT, apresentou a instalação compósita “Estado Novo do Atlântico”, que, como muitas das suas obras, reflete a sua própria experiência de deslocamento e reassentamento no contexto pós-colonial. As três peças que compõem a instalação – “Carruagem lusa”, “Piá mú, Olha para mim” e “Wash station” – convidam à reflexão sobre o passado colonial, o presente e um futuro pós-colonial.

Como parte da exposição, no dia 13 de outubro às 19h, o The Africa Centre sediará uma conversa com o artista, intitulada “Unfinished Histories”. Este evento oferece uma oportunidade única para conhecer René Tavares e explorar os elementos fundamentais da sua prática artística, bem como interagir com duas das vozes curatoriais e culturais mais influentes que trabalham em África e a diáspora: Paula Nascimento, como curadora, e o curador independente, académico e pesquisador britânico Paul Goodwin, que atuará como moderador.

A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES