PUB
Jarlenys Dias

Uma Nova Mulher por Jarlenys Dias, uma improvável designer de moda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

“Tudo é mentira, até que se prove o contrário” uma frase de um professor secundário desconhecido. Mas que faz todo o sentido, quando é necessário ver para crer ou fazer acreditar em algo.

Jarlenys Dias é um exemplo a seguir. Sofre de insuficiência auditiva e para ela os sonhos deixaram de existir, desde nova. De São-Tomé para Portugal, veio a menina que ouvia pouco e que tinha medo de alcançar o que almejava. “Estava agarrada ao meu passado, não via mais à frente”, confessou Jarlenys à BANTUMEN.

Sempre gostou de desenhar e observar os pequenos detalhes que a vida lhe apresentava, com 26 anos decidiu correr atrás dos seus sonhos. Fez o curso de Design de Moda pela Escola CED D. Maria Pia e resolveu dar mais linha e alfinetes à sua vida. Participou no concurso Exponoivos, onde ficou em terceiro lugar, em 2013.

https://www.instagram.com/p/BdhzrgDl-IJ/?hl=pt&taken-by=jarlenys21

O facto de ter essa deficiência, fazia com que Jarlenys se sentisse diminuída. Conheceu a Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, que acabou por ter um papel importante na sua vida e na construção da sua carreira enquanto Designer de Moda.

“A presidente da associação, foi quem me fez ver que eu estava errada a pensar que o erro era meu de ter essa deficiência”

Com o sentido orientado e com os olhos bem abertos para o material que podia usar e tinha ao seu dispor, Jarlenys começou a desenhar. Desenhava um vestido, uma saia e outras tantas coisas, agora, de uma forma mais séria desenhou uma coleção de t-shirts intituladaUma Mulher Nova”.

A ideia surgiu após muito convívio com mulheres que sofrem da mesma deficiência que ela e que souberam dar a volta por cima e realizar os seus sonhos. “Uma Mulher Nova” pretende criar uma imagem da mulher que expressa uma necessidade de se libertar de tudo o que a prende, o seu passado e os seus traumas.

Jarlenys Dias
FOTO: BANTUMEN

Inspirada nas mulheres e nas histórias e superações delas, a designer de moda acredita que tudo é possível. A insuficiência auditiva que antes a afrontava, hoje usa-a como sua aliada, com um aparelho auditivo está atenta ao que o mundo diz e sabe tirar bom proveito disso como processo criativo das suas t-shirts.

Nesta coleçção, foram utilizados técnicas como colagem, pintura e lápis de cor, aguarela e pintura digital. Juntamente com o projecto “Com Ponto“, uma marca criada através do projecto Ameixoeira Criativa que utiliza desperdício têxtil para o transformar em acessórios de moda. A colecção é mais do que roupa, é uma história de luta, coragem e empenho.

“Inspirei-me também em mim mesma. Porque cada história tem a sua marca de superação”

Podes adquirir as t-shirts na ALCC, na morada R. Varela Silva, lote 3 – loja A, 1750-403 Lisboa – Portugal, ou directamente pelo Instagram da artista Jarlenys Dias.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB