Procurar
Close this search box.

Unitel movimenta cinema angolano com a primeira edição do Unitel Angola Move

📷: 昔日少年寻不见

Já estão em fase de votação os filmes que fazem parte da primeira edição dos prémios do festival de cinema da Unitel, o Angola Move. Entre os nomeados estão a Geração 80, com três filmes e o documentário 30 Anos Olhares Sobre o Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Tomás Ferreira e Bruno Cabral.

Depois de vários prémios vencidos em festivais internacionais, a Geração 80 é agora uma potencial candidata a um prémio em casa. A produtora angolana tem Ar Condicionado, de Fradique, nomeado na categoria de Melhor Longa-Metragem; Para Lá Dos Meus Passos de Kamy Lara na categoria de Melhor Documentário e 1999, de Hugo Salvaterra, em Melhor Curta Metragem.

Baptista João, cineasta de referência em Angola, está a concorrer na categoria de Melhor Documentário, com o filme Kizomba Sem Fronteiras.

A artista visual, Indira Mateta, também faz parte da lista com o filme documentário Caixão Vazio. O filme recolhe e revela testemunhos de algumas figuras que viveram na primeira pessoa aquela que é uma das maiores lendas urbanas em Luanda.

O documentário Olhares Sobre O Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Ferreira e de Bruno Cabral, também está em destaque neste primeiro festival de cinema em Angola, na categoria de Melhor Documentário. O filme tem por base os últimos 30 anos da história portuguesa no capítulo do racismo, tantas vezes branqueado e negado.

O Unitel Angola Move é um projeto lançado em julho e visa incentivar e valorizar o trabalho construído e desenvolvido por jovens angolanos ligados à sétima arte.

O curador do festival, Sílvio Nascimento, considera que o número de inscrições [mais de 130] revela a elevada dinâmica do conteúdo feito por angolanos, com uma viragem histórica no mercado audiovisual no país.

A votação dos filmes vai estar aberta ao público até ao dia 30 de setembro e poderá ser feita através de chamada de voz, mensagem de texto e na aplicação Unitel Net Show.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES