Procurar
Close this search box.

Moçambicano Yuck Miranda no festival Cradle of Creativity

Yuck Miranda | DR
Yuck Miranda | DR

O ator e performer moçambicano, Yuck Miranda, encontra-se esta semana a participar no Cradle of Creativity, na cidade de Joanesburgo. Este festival sul-africano é uma celebração da criatividade do continente africano, com especial destaque para as apresentações destinadas ao público infanto-juvenil.

Nesta edição, o festival promete uma variedade de atividades que abrangem debates, performances envolventes e workshops inspiradores. Cada região africana desempenhará um papel proeminente, sobre a diversidade e riqueza da arte pelo continente. Além disso, a Europa, a Ásia e a América Latina também terão o seu merecido espaço para celebrar as suas manifestações artísticas, através da participação de vários artistas, produtores, curadores e directores, todos eles comprometidos com a audiência jovem.

Para Yuck Miranda, esta oportunidade representa um tributo ao seu estatuto como artista que tem vindo a dedicar o seu talento e criatividade ao público infanto-juvenil. No entanto, o convite não se deve apenas à sua excelência artística. Ele também assume o papel de Director e Curador do Festival Othwela, que este ano celebra a sua segunda edição. Além disso, Yuck construiu uma rede sólida de contactos nos congressos da ASSITEJ e em outras plataformas dedicadas a audiências jovens, o que contribuiu para esta oportunidade notável.

Além de conduzir workshop e mergulhar nas variadas actividades do programa, Yuck Miranda terá fóruns de discussão com criadores africanos. O foco recai sobre o modelo de curadoria de festivais no continente, visando criar curadorias colaborativas que promovam a mobilidade das companhias locais. A meta é mapear estratégias colectivas de partilha e aprendizado, benéficas para os protagonistas artísticos africanos.

Apesar da vivacidade deste evento, Yuck reconhece a importância de usar esta plataforma para partilhar a sua perspectiva sobre os formatos e modelos de negociação frequentemente adoptados em África. Ele identifica um cenário onde o reconhecimento das criações artísticas africanas muitas vezes depende da validação ocidental, uma dinâmica que considera necessário repensar.

O Cradle of Creativity é uma iniciativa que visa promover colaborações intercontinentais e interculturais. O objectivo subjacente é impulsionar o crescimento do teatro voltado para o público jovem em termos de diversidade, criatividade e apelo em todo o continente. Tendo em conta que cerca de 43% da população africana tem menos de 15 anos, o futuro das artes cénicas em África está intrinsecamente ligado ao público jovem.

O evento tem como mote fomentar o teatro direccionado para esse público, incentivar oportunidades de digressão e produções internacionais, fortalecer a colaboração entre educadores e teatrólogos através de recursos pedagógicos alinhados com os currículos, além de criar um ambiente propício ao desenvolvimento juvenil em comunidades desfavorecidas e ao fortalecimento de parcerias locais e internacionais para colaboração contínua.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES