Procurar
Close this search box.

13 de janeiro é dia de Cabo Verde celebrar Liberdade e Democracia

Elzo Rodrigues | DR
Elzo Rodrigues | DR

Lisboa irá acolher um evento especial para comemorar o Dia da Liberdade e da Democracia de Cabo Verde, no próximo sábado, às 17 horas, com entrada livre. O evento, que se realizará na UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, localizada na Avenida da Índia, 110, em frente ao Museu da Eletricidade e MAAT, visa celebrar um marco histórico e cultural significativo para a comunidade cabo-verdiana.

Este ano, as celebrações ganham um significado adicional, pois antecedem o 50.º aniversário da Independência de Cabo Verde e o cinquentenário do 25 de Abril. Neste contexto, o evento celebra a história e a cultura cabo-verdiana, como também reforça a importância da liberdade e da democracia, valores fundamentais que moldaram tanto Cabo Verde.

O evento contará com a presença de artistas cabo-verdianos renomados. Nancy Vieira, acompanhada por Vaiss à guitarra, Scúru Fitchádu, e a dupla Yeri & Yeni, acompanhadas por Djodje Almeida à guitarra, vão atuar, prometendo uma noite de música e cultura ricas. “Nos artistas, nas suas vozes e gestos reconhecemos as asas da liberdade e as raízes da democracia plena, que são as sementes do progresso em Cabo Verde. Eis os motivos que desde sempre unem os cabo-verdianos e unificam Cabo Verde como Nação livre e democrática. Um país que contra as adversidades naturais e, até, humanas, persiste e resiste à agrura dos tempos, abrindo caminhos de consolidação política, social e cultural. É um esforço conjunto, é um trabalho de todos, será um fruto colhido por todos”, lemos no comunicado de imprensa enviado à redação.

O Dia da Liberdade e Democracia, celebrado a 13 de Janeiro, marca a realização das primeiras eleições livres e democráticas em Cabo Verde em 1991, num contexto de sistema pluripartidário. Este dia é um lembrete da trajetória de Cabo Verde para se tornar numa nação livre e democrática, superando desafios naturais e humanos. O país tem demonstrado uma grande estabilidade política, destacando-se pelo fato de nunca ter conhecido uma única eleição antecipada e todos os titulares dos órgãos de soberania terem cumprido integralmente os seus mandatos.

Este evento é uma oportunidade para refletir sobre os valores da liberdade e democracia e celebrar as conquistas de Cabo Verde como um exemplo de estabilidade e progresso na região ocidental africana. É um convite aberto a todos os interessados na cultura cabo-verdiana e na importância da liberdade e da democracia na construção de sociedades mais justas e unidas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES