Procurar
Close this search box.

Mário Macilau vence prémio francês Roger Pic 2023

Mário Macilau
Mário Macilau

O fotógrafo Moçambicano Mário Macilau é o vencedor do francês Roger Pic Award 2023, com o seu projeto “Fé”, sobre a prática do animismo [doutrina formulada por Ernst Stahl (1660-1734), que considerava a alma como o princípio determinante do funcionamento do organismo], em Moçambique.

Além do prémio monetário de cinco mil euros (350 mil meticais), Mário Macilau vai também participar numa residência artística em França, no início do mês de junho, e realizar uma exposição individual que irá inaugurar em setembro.

“Moçambique e o continente Africano, têm artistas com um talento incomparável e que precisam de destaque e reconhecimento. Mário Macilau tem um olhar único e o seu trabalho muitas vezes promove uma realidade local, memória coletiva e simultaneamente nos faz pensar para mudarmos de atitude e tomar a direção social certa e dá a ver cenários desconhecidos do grande público. É um trabalho poético que também faz denúncia social e traduz realidades desconhecidas sobre diversos assuntos”, afirmou Caroline Chatriot, diretora Cultural da Fundação Scam, a organizadora do concurso.

O trabalho que levou Macilau a ganhar este prémio é um projeto intitulado , obre os Maziones, desenvolvido desde 2010. Segundo o próprio fotógrafo, “ regista a prática do animismo na cultura Moçambicana da atualidade. Este animismo é herdeiro de formas tradicionais de religião nas quais se acreditava existirem espíritos que habitam os objetos e os fenómenos da natureza: assim se explicava a influência dos espíritos dos antepassados na existência dos vivos. Através das suas práticas, estas religiões tradicionais preservaram as antigas tradições culturais de Moçambique. Tais práticas incluem ensinamentos, medicina tradicional, métodos de cura, ritos de passagem para os jovens (mulheres e homens) e aconselhamento sobre as condutas a observar entre os membros de uma comunidade. Refletem conceitos locais – mas por vezes contraditórios – de Deus e do cosmos.”

O célebre autor Moçambicano Mia Couto dedicou também algumas palavras a este trabalho de Mário Macilau: “Viemos do mar. Os deuses que inventamos também moram nos oceanos. Assim, pensam os maziones de Moçambique. Como centenas de outras seitas, os maziones criaram uma religião sincrética, mestiçando componentes cristãs com as crenças africanas da região”.

Com o objetivo de incentivar e reconhecer fotógrafos que ainda não têm o merecido destaque mediático, a organização do Roger Pic Award premeia todos os anos trabalhos fotográficos, em memória de Roger Pic, um renomado Francês diretor de fotografia e defensor dos direitos autorais. O júri, inspirado pela abordagem humanista e generosa de Roger Pic, tem em consideração a sensibilidade e originalidade dos autores.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES