Procurar
Close this search box.

Em #MIA23 recomendamos-te a leitura destas biografias

A coleção Black Power, liderada pela editora brasileira Mostarda e com obras disponíveis na livraria da BANTUMEN, apresenta uma variedade de biografias de personalidades negras que marcaram épocas específicas e que são fonte de inspiração e exemplo para as novas gerações. Dentro deste vasto leque de histórias e símbolos de resistência, selecionamos cinco personalidades para celebrar o #MIA23 (Mês da Identidade Africana), com uma leitura enriquecedora com factos e contextualização histórica.

A leitura dos textos, na sua maioria, é acessível e complementada por ilustrações, tornando as obras convidativas tanto para leitores ávidos como para os mais jovens despertarem a curiosidade.

A primeira sugestão é a biografia da guerreira Dandara dos Palmares. Nascida em 1655 nas terras do Quilombo de Palmares, Dandara foi uma guerreira negra durante o período colonial do Brasil. Abdias do Nascimento escreveu na obra: “O movimento negro tem várias faces, mas é sempre uma continuidade da grande luta de libertação, cujo maior líder e referência básica é Zumbi dos Palmares”.

A obra explora o período colonial e a influência da guerreira no processo de libertação oficializado em maio de 1888.

Em segundo lugar, Laudelina de Campos Melo, também brasileira, nascida nos anos 90 no Estado de Minas Gerais, foi uma militante do Partido Comunista Brasileiro e defensora dos direitos das mulheres e das empregadas domésticas. Laudelina fundou a primeira Associação de Trabalhadores Domésticos do Brasil e a Frente Negra Brasileira, que chegou a ter 30 mil filiados na década de 1930.

A seguir, a biografia do grande e icónico Nelson Mandela. Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993 e figura central nos movimentos de luta contra o regime do Apartheid, que legalizava a segregação racial no país.

Nelson Mandela nasceu numa pequena vila sul-africana a 18 de julho de 1918 e morreu em Joanesburgo a 5 de dezembro de 2013.

A próxima sugestão é Malcolm X, um dos principais ativistas na luta pelos direitos civis dos negros durante as décadas de 1950 e 1960. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana e foi defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguindo mobilizar tanto brancos como negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana.

Por último, a biografia do primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama II. Os EUA transformaram-se em potência mundial no século XX, com uma economia robusta e influente e o exército mais poderoso do mundo. Ser presidente dos Estados Unidos implica ser “a pessoa mais influente e poderosa do mundo”. Barack Obama foi eleito em 2009 e presidiu o país até 2017, sendo o primeiro e único afro-americano a ocupar o cargo.

Todos os livros estão disponíveis para compra na loja da BANTUMEN. Desejamos boas compras e boas leituras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES