Procurar
Close this search box.

Pitch Me!: Academia Portuguesa de Cinema e Netflix procuram argumentistas emergentes

Pitch Me!: Academia Portuguesa de Cinema e Netflix estão à procura de argumentistas emergentes | ©Souvik Banerjee
Pitch Me!: Academia Portuguesa de Cinema e Netflix estão à procura de argumentistas emergentes | ©Souvik Banerjee

A indústria cinematográfica é um espelho da sociedade, mas nem sempre todos os reflexos são igualmente nítidos. Muitas vozes permanecem sub-representadas, histórias ficam por contar e outras perspetivas ficam por explorar. Para enfrentar esse desafio e abrir portas para novos talentos e narrativas, surge a convocatória “Pitch Me!”, uma iniciativa desenvolvida pela Academia Portuguesa de Cinema e pela Netflix.

Com o tema “O ano de todas as histórias”, a edição de 2023 do “Pitch Me!” tem como objetivo colocar em destaque a diversidade e a inclusão, trazendo à luz narrativas e autores que frequentemente não encontram espaço suficiente no cinema e no audiovisual.

A abordagem é clara: o “Pitch Me!” procura pessoas de nacionalidade portuguesa ou de qualquer nacionalidade e com residência permanente em Portugal, maiores de 18 anos, que pertençam a um segmento da população sub-representado nas áreas do cinema e audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

Os projetos selecionados beneficiarão de um programa de desenvolvimento abrangente, que inclui residências de criação, sessões de mentoria com profissionais do setor e a oportunidade de apresentar os projetos perante um grupo de especialistas e profissionais da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa. A colaboração é o cerne dessa iniciativa, uma colaboração entre autores, argumentistas, mentores e profissionais, que vão trabalhar juntos para moldar as histórias que merecem ser contadas. O júri do programa inclui André Tecedeiro, poeta e dramaturgo, Ary Zara, argumentista e realizador, Ciomara Morais, atriz, argumentista, realizadora e produtora, Marta Lança, argumentista e editora, e Paula Cardoso, escritora e jornalista.

O júri desta edição do “Pitch Me!” irá selecionar até oito projetos para serem desenvolvidos e partilhados com o mundo. Ao fazê-lo, não apenas estão a apoiar novos talentos, mas também a moldar um futuro mais inclusivo e representativo para a indústria cinematográfica portuguesa.

O período para envio de candidaturas estende-se até ao dia 7 de setembro de 2023. Os resultados serão divulgados a 2 de outubro. Se tens uma história para contar e queres contribuir para uma mudança real na indústria, esta é a tua oportunidade. Podes inscrever-te através deste link.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES