Procurar
Close this search box.

ÀVUÀ, uma dupla brasileira a voar pelos palcos da Europa com amor e afeto

ÀVUÀ
DR

A música tem o poder de conectar pessoas, transcender fronteiras e tocar os corações mais profundos. Com essa missão de espalhar afeto, amor e esperança, a dupla brasileira ÀVUÀ embarcou numa tour pela Europa, para encantar plateias com a sua arte e mensagem inspiradora. Em entrevista exclusiva para a BANTUMEN, Bruna Black e Jota.Pê partilharam as suas experiências e objetivos durante essa jornada especial.

O próprio nome “AVUA” já traz a ideia de voar e estar em constante movimento, uma metáfora perfeita para descrever o estado de espírito da dupla. Ao serem questionados sobre a escolha do nome, Bruna e Jota ressaltaram que estão num momento de felicidade verem a sua música sair do universo brasileiro para conquistar o resto do mundo.

Ambos paulistanos, Bruna de Diadema e Jota de Osasco, os artistas já se conhecem há vários anos, mas só depois da pandemia surgiu a ideia de se juntarem oficialmente. Nesse momento tão delicado que a humanidade enfrentou, ÀVUÀ foi a oportunidade de trazer leveza, esperança e outra perspetiva de ser e estar consigo próprio ou com os outros, através da música. Porquê? Porque “o afeto é revolucionário”, explicam-nos. “Quando a gente fala do verdadeiro afeto, quando a gente fala do amor, a gente está falando sobre o amor próprio, sobre o amor para com o nosso parceiro, parceira, parceire…”, explica-nos Bruna, enquanto segura na sua nova parceria de vida, a bebé Zuri.

Em muito pouco tempo, os ÀVUÀ ganharam popularidade pela graciosidade das suas músicas mas como consequência da participação de Bruna na nona temporada do The Voice Brasil, em 2020. A dupla acabou por formar-se no mesmo ano. Jota.Pê também já passou pelo programa, em 2017. E em 2021, chegava a vez de subirem a uma das maiores montras digitais da música urbana contemporânea, o berlinense Colors Show.

Uma das mensagens que, enquanto conjunto, desejam disseminar é a importância de normalizar o amor, seja ele entre quem for. Amar, para eles, é um ato corajoso e uma busca constante por evolução pessoal.

Tem um lugar de escuta muito legal no nosso duo

ÀVUÀ

A interação e cumplicidade entre Jota.Pê e Bruna também chamam a atenção. Apesar de as suas diferenças na abordagem emocional e racional, ambos são um belo complemento um do outro, na amizade e na música. Essa parceria sólida reflete-se na harmonia das suas performances. Questionados sobre a fórmula para esse entendimento: “Eu sou uma pessoa que muito direta e falo mesmo, faço tempestade em copo d’água e o Jota já é tipo assim ‘calma, vamos olhar, vamos analisar’. Eu sou bem sensitiva e o Jota é mais racional, explica Bruna. Jota.Pê confirma: “A gente se complementa e um dá um toque, assim, no outro. A gente nunca brigou entre si. Tem um lugar de escuta muito legal no nosso duo. É isso mesmo, a gente sempre procura trazer os nossos pontos e ver o que o outro acha. Acho que é o fundamental para que a gente percorra esse caminho de uma forma bem legal, porque senão a gente pira e é
mais uma questão para lidar”, corrobora Jota.Pê.

Com a chegada à Europa – já estiveram em Barcelona, Amsterdão e Londres e vão passar por Geneva, Lisboa (dia 21) e Porto (dia 22) – os ÀVUÀ estão entusiasmados com a oportunidade de alcançar novos públicos, além do seus seguidores fiéis no Brasil e na diáspora. Para Bruna, esta é uma realização pessoal do seu desejo de furar fronteiras com o seu trabalho artístico. O objetivo é tocar e emocionar pessoas de diferentes culturas e línguas, transmitindo o calor humano que tanto apreciam. “Eu estou saindo no meu país porque vou cantar para outras pessoas! Que legal essa experiência, sabe?”, indaga a cantora com a ansiedade a transbordar dos olhos.

Sobre a passagem por Portugal, que em Lisboa será no Palácio Baldaya e no Porto no Hard Club – Bruna tem uma certeza: provar o verdadeiro pastel de nata. “E estou sem expectativa, estou indo de peito aberto para aproveitar a experiência”.

Jota já é, de certa forma, um habitué. Além de outros palcos, foi um dos artistas convidados para os Jardins de Verão da Gulbenkian deste ano, na capital portuguesa.

A excitação por explorar novas terras, quanto um duo, é acompanhada por uma abordagem despretensiosa e receptiva. Eles enfatizam que desejam vivenciar cada momento sem expectativas rígidas, prontos para absorver o que cada lugar tem a oferecer.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES