PUB
Azagaia

Alegada familiar diz que Azagaia terá morrido de ataque epilético

O artista moçambicano Azagaia faleceu nesta quinta-feira, dia 9 de março, e as informações colocadas a circular nas redes sociais davam conta que o rapper teria sofrido um acidente doméstico.

Em contacto com jornalistas locais, a BANTUMEN soube que de acordo com declarações de uma familiar, Azagaia terá na verdade sofrido um ataque epilético fatal.

O áudio dessas declarações também já está a circular nas redes sociais, e indica que Azagaia estava em casa sozinho com um eletricista que estava a realizar alguns trabalhos. “Dizem que ele estava varanda a ensaiar e que disse que estava a precisar descansar. Ele disse ‘vou descansar e assim que terminares vem bater à porta para eu sair’. Ele foi descansar e o eletricista foi bater à porta mas ele não respondia. Na verdade ele [Azagaia] sofria de epilepsia e quando ele desmaiava e a família estava por perto, depois levavam ele para apanhar ar fora de casa. Mas ele estava sozinho e teve um ataque de epilepsia. (…) Por coincidência, estava a entrar o irmão dele. Quando abriram a porta do quarto ele já estava desmaiado há bastante tempo. Não foi nada disso que estão a contar. Se alguém estava no telhado, era o eletricista e não ele. Ele perdeu a vida no quarto e de um ataque de epilepsia, de que ele sofria já há muito tempo.”

Azagaia faleceu aos 38 anos e foram mais de 15 anos de comprometimento do rapper em ser a “voz do Povo moçambicano” e da sua intervenção sobre problemas sociais. A sua carreira é marcada pelo lançamento de dois álbuns de originais, Babalaze (ressaca, em Changana) pela editora Cotonete Records, em 2007, onde está o êxito Mentiras da Verdade, som que elevou o rapper à posição de defensor do povo; Cubaliwa em 2013 e um Extended Play sob a chancela da GM Records.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB