O Tiny Desk meets globalFest 2023 tem se consolidado como um dos grandes festivais online para descobertas de artistas de diferentes partes do mundo. Na edição de 2023, o Brasil novamente marca presença com a participação da cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira. “Eu achei que eles estavam brincando, que era pegadinha”, diz ela à BANTUMEN. “Quando a produtora chegou falando que era mesmo o Tiny Desk, acreditei. Ficou muito bonito e foi um convite que eu me senti muito honrada de receber”.
Assim como aconteceu com Luedji Luna em 2021 (edição de estreia), ela é a única representante do Brasil nesta série dividida em três partes, com três pockets shows cada uma, e transmitida pelo aclamado projeto Tiny Desk, da NPR Music. Abordando o antirracismo, a necropolítica, a luta pelas mulheres e o amor entre mulheres, o repertório de Bia tem músicas dos seus dois primeiros álbuns e do recente “igreja Lesbiteriana, Um Chamado e Faminta”.
“A sensação de representar o Brasil nesse reconhecido evento é a melhor possível”, afirma. “Saber que nossa arte está sendo valorizada e vista por outras pessoas e saber que apresentar nessa plataforma global faz com que várias pessoas, que às vezes teriam dificuldade de ter acesso, possam conhecer o que eu faço a partir dela, é uma honra sem tamanho”.
Na sua impecável performance, cheia de energia, suingue e ativismo, a artista teve a companhia de Érica Silva (baixo), Mari Lima (guitarra) e Pé Beat (bateria). O cenário escolhido para a gravação foi a Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, um prédio ocupado pelo MSTC – Movimento dos Sem Teto do Centro -, símbolo da resistência brasileira por garantir a quem lá habita acesso à educação, cultura, formação cidadã, ambiental e esportiva, buscando a conscientização e a inserção social e democrática.
No ambiente repleto de folhas no chão e ornamentado com imagens pintadas de importantes personagens negros históricos – Marielle Franco, Maria Carolina de Jesus, Sueli Carneiro Nelson Mandela, Martin Luther King – e vinis do grupo de rap Racionais MC’s, do sambista Cartola e da própria Bia. “Fiquei muito feliz, e acho que é um cartão de visita bonito para chegar em qualquer país que a gente chegue com o nosso trabalho. Eu estou feliz demais”, ressalta. “Receber o convite foi a realização de um sonho”.
Apresentado pela beninense-americana Angélique Kidjo, cinco vezes vencedora do Grammy, como mestre de cerimônias, o Meet GlobalFest da NPR possui ainda no seu line-up Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos e EUA), Cui Jian (China), Dakh Daughters (Ucrânia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido e Itália), Moonlight Benjamin (Haiti e França), Noura Mint Seymali (Mauritania), Septeto Santiaguero (Cuba) e Taraf de Caliu (Romênia).
adailton Moura
Jornalista. Autor do livro “A Indústria da Música Gospel”, que aborda a evolução da música cristã no mercado musical brasileiro. Nos últimos anos, colaborei com as principais plataformas de música urbana do Brasil.