Procurar
Close this search box.

Os artigos mais lidos da semana | 14/52

Esmael Nzuzi

O influenciador digital angolano Esmael Gabriel, radicado no Brasil tem o artigo mais lido na BANTUMEN, na 14ª semana de 2024, seguido da entrevista a Huca, artista de origem moçambicana, que participou no Festival da Canção 2024.

O anúncio dos 50 nomeados da 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, com Slow J, Ivandro e T-Rex foi o terceiro artigo mais lido m, seguido-se o festival Atlantic Music Expo (AME), em Cabo-Verde, com a cobertura editorial da BANTUMEN. E por fim, a entrevista a Ivan Almeida, músico e jogador profissional de basquetebol que, atualmente, representa o Sport Lisboa e Benfica.

Esmael Nzuzi inspira a Internet com o seu canal digital sobre África

O influenciador digital Esmael Nzuzi dos Santos Gabriel, aos 30 anos, traça um caminho único de sucesso na divulgação da cultura africana através das redes sociais. Nascido em Angola e radicado no Brasil há uma década, Esmael é uma figura multifacetada: palestrante, criador de conteúdos digitais, ator e, acima de tudo, um apaixonado pelas suas raízes.

Originário do Bairro Rocha Pinto (Bairro Huambo) no município da Maianga, em Luanda, Esmael encontrou em terras brasileiras a oportunidade de expressar a sua paixão (e saudade) por África de uma forma inovadora. A morar na cidade de Criciúma, Santa Catarina, Esmael estabeleceu-se como um embaixador cultural, fundando o canal de YouTube “África do Jeito que Nunca Viu”.

“A luta vai continuar, por isso, bebe mais água, ama e segue adiante”, Huca

Com pegadas ascendentes na música desde os seus 14 anos, o artista moçambicano Bruno Huca, mais conhecido por Huca, reluz hoje como uma das poucas figuras negras presentes no português Festival da Canção 2024, que decorreu entre 24 de fevereiro e 9 de março. Tendo participado com “Pé de Choro”, uma canção etérea e nostálgica, apesar de não ter ganho, Huca deixou a comunidade negra com uma grande mensagem ao longo do caminho: a cultura é nossa e as camadas do nosso trabalho que se erguem através de sangue, suor e lágrimas, também estão bastante presentes na fundação da música contemporânea portuguesa.

Sendo um ser de vários talentos, o cantor, ator, músico, compositor e diretor formou-se em Teatro – na Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, entre 2003e 2006 – e mergulhou profundamente na sua carreira em 2005, ao colaborar artisticamente com diferentes encenadores em vários projetos e países, incluindo Moçambique. Ao contemplar quem é realmente atrás dos bastidores, o artista não hesita e afirma poeticamente que é “uma árvore”. E ao refletir na sua resposta, garante-nos que não está louco. “Achei uma metáfora boa para o facto de me sentir sempre enraizado naquilo que quero fazer, de transmitir como um tronco forte essa solidez, a do trabalho. Porém, ao mesmo tempo conseguir ter ramos leves que seguram todos os detalhes e subtilezas de cada folha delicada que faz parte do que vai ser apresentado. E sobretudo sou muito sereno”.

Slow J, Ivandro e T-Rex lideram nomeações nos Prémios PLAY

Foram revelados esta terça-feira, 2, os 50 nomeados da 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, em conferência de imprensa no Coliseu dos Recreios os 50 nomeados. Slow J foi indicado em três categorias – assim como Pedro Mafama – e Ivandro e T-Rex em duas – tal como Bárbara Bandeira, Carminho e Expresso Transatlântico.

Na categoria Canção do Ano Ivandro concorre duas vezes, com as canções “Chakras” e “Como Tu”, juntamente, com Julinho KSD e Bárbara Bandeira, respetivamente. Na mesma categoria, está também nomeado Slow J, com “Where U @”, e os Calema, juntamente com Nuno Ribeiro e Mariza, com a música “Maria Joana”.

Já começou a 10ª edição do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

Arrancou nesta segunda-feira, 1 de abril, a 10ª edição do Atlantic Music Expo (AME), em Cabo-Verde. Com a cobertura editorial da BANTUMEN, o maior mercado da música mundial da África Ocidental começou com uma atuação da Academia Cesária Évora e contou com os discursos do Director Geral do AME, Augusto (Gugas) Veiga, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrãao Barbosa Vicente e a homenagem de 31 personalidades nacionais e internacionais.

Gugas Veiga abordou os desafios enfrentados pelo evento cultural, sobretudo em termos de capacidade de acolhimento do contínuo aumento de audiência, ano após ano. ““O Palácio da Cultura já atingiu o seu limite para o número de participantes, a Rua Pedonal está cada vez mais pequena, e na Pracinha Escola Grande, de há dois anos para cá, temos que conviver com o funcionamento de um ministério a quem causamos constrangimentos por uma semana e vamos ter que procurar soluções”, afirmou.

Ivan Almeida, um basquetebolista, cantor e produtor, movido pelo amor

Ivan Almeida é músico mas é reconhecido principalmente no mundo do desporto, como jogador profissional de basquetebol. Atualmente, representa o Benfica, clube com que conquistou o título de campeão nacional de basquetebol em Portugal, no ano passado. Ivan Almeida destaca-se verdadeiramente quando se trata da modalidade que pratica, tendo sido um dos principais responsáveis pela inédita qualificação da seleção cabo-verdiana para o Mundial de Basquetebol.

Além do seu talento na quadra, Ivan tem vindo a surpreender os seus fãs ao revelar-se também como artista. Para além de jogador, é cantor, produtor e compositor. Fundou a iAlmeida Music, uma produtora discográfica com foco em rappers e cantores cabo-verdianos, como Ga DaLomba, Kappa B, August Silva, entre outros.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES