Procurar
Close this search box.

Começou a festa da CAN com Cabo Verde triunfante

Seleção de Futebol de Cabo Verde | ©Federação Cabo-Verdiana de Futebol
Seleção de Futebol de Cabo Verde | ©Federação Cabo-Verdiana de Futebol | CAN 2021

Já arrancou a 33ª edição da CAN, nos Camarões. Apesar da notícia da agressão perpetrada contra três jornalistas argelinos a manchar a imagem do torneio, a comunidade africana de língua portuguesa tem motivos para celebrar. Na sua estreia, Cabo Verde venceu a Etiópia por 1-0, em jogo a contar para a primeira jornada do grupo A.

Depois dos Camarões terem vencido por 2-1 o Burkina Faso, a seleção cabo-verdiana bateu a Etiópia, com um golo de Júlio Tavares, aos 45+1 minutos.

A Etiópia entrou da pior forma no encontro com a expulsão do defesa central Yared Bayeh, aos 12 minutos, que levou a adaptações na estratégia do selecionador Wubetu Abate, que ‘sacrificou’ o médio Mohammed pelo central Debebe.

Na quinta-feira, na segunda jornada do grupo A, os Camarões defrontam a Etiópia e Cabo Verde o Burkina Faso, em dois jogos em que os opostos se atraem, já que coloca frente a frente vencedores e vencidos da primeira ronda.

Cabo-Verde (2013 e 2015) e Guiné-Bissau (2017 e 2019), estão na sua terceira participação numa CAN. Os “tubarões azuis” chegaram aos quartos-de-final na estreia, em 2013 e os djurtus (cães selvagens), como são conhecidos os futebolistas da seleção nacional da Guiné-Bissau, com onze futebolistas a atuar em Portugal, nunca passaram a fase de grupos.

A pandemia da covid-19 será um dos temas a marcar a CAN 2021, competição dispersa por cinco cidades (Yaoundé, capital, Douala, Garoua, Bafoussam e Limbe) e em seis estádios limitados entre 60% e 80% da lotação máxima.

Com a pandemia de Covid-19 a afetar a competição, as seleções são obrigadas a ir a jogo desde que tenham um mínimo de 11 jogadores com teste negativo para o novo coronavírus.

A eventual indisponibilidade de guarda-redes (entrará para o seu lugar um outro qualquer jogador) não inibe a realização da partida, mas o comité organizador reserva o direito de “tomar uma decisão apropriada” em “casos excecionais” para lidar com eventual crescente número de casos positivos nesta luta desigual com o “bicho” que entrou nas nossas vidas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES