Procurar
Close this search box.

Chong Kwong está de volta aos holofotes do Hip-Hop Português

Chong Kwong
Fotografia: Indi Nunez

Depois de sete anos dedicados aos estudos e à carreira profissional entre Macau e Hong Kong, a rapper Chong Kwong está de volta ao movimento.

A rapper afro-asiática, com sangue chinês, cabo-verdiano, moçambicano e timorense, lançou assim o seu primeiro single, homónimo, após uma longa pausa.

A faixa tem assinatura da Blasian Drip, a label que acaba de inaugurar, e o tema, produzido por SnakeDizzy, retrata pontos importantes da sua carreira, personalidade e atitude, marcando o regresso daquela que foi, uma das principais rappers do hip-hop português.

O tratamento visual do single está disponível no canal de YouTube da Blasian Drip e tem a realização e direção de Wilsoldiers.

Chong Kwong, a true blasian, cresceu rodeada de ritmo e de música. Seguiu de perto o conselho do avô que lhe dizia desde pequena: “Com as tuas origens, depressa vais perceber que tens de encontrar a tua tribo”. Self-made woman, por trás de um riso contagiante, humor perspicaz e atitude go-getter, nasceu e cresceu na Cova da Moura, Damaia e Cacém, na Linha de Sintra, e só mais tarde foi viver para a Margem Sul (Barreiro). Viu no rap a chama para incendiar a criatividade constante e a liberdade de se expressar com ritmo.

A ligação à Margem Sul deu-lhe a conhecer o hip-hop desde muito cedo. Começou a rimar aos 14 anos e teve como principais influências artistas como Nas, Michael Jackson, Stevie Wonder, entre outros. Mas foram os ritmos africanos e as inúmeras rodas de dança em casa que lhe deram a liberdade criativa para começar a rimar e mais tarde, “pôr comida no palco”, uma das suas assinaturas. Começou a gravar em casa em cima de beats americanos e franceses mas foi num beat de Sam The Kid, do álbum Beats. Vol. 1 – Amor, que gravou o seu primeiro tema, na altura sobre a relação tóxica dos pais.

De 2003 a 2011, foi vocalista do grupo La Dupla, com quem gravou dois EP’s e um álbum, tendo também dado vários concertos, ganhando igualmente concursos de música.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES