Há um novo projeto lisboeta que pretende elevar a cultura miscigenada que se vive na capital portuguesa. Lisboa Criola, uma iniciativa de Dino d’Santiago com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, é um “projeto cultural, criativo, transversal e participativo, que tem por missão aproximar, celebrar e amplificar a mistura cultural que compõe a cidade”.
O objetivo principal é criar espaço para “os traços socioculturais das diferentes origens dialogarem, de forma orgânica e construtiva, em harmonia com os traços da própria cultura local. Queremos afirmar Lisboa como uma cidade que pertence agora, em partes iguais, a todos os que nela habitam”, podemos ler no comunicado enviado à redação.
Lisboa Criola – Artistas, poetas, criadores, pensadores, lisboetas – todos juntos a celebrar a mistura com minidocs, workshops, obras inéditas, desafios, e muito mais.
— Fernando Medina (@fmedinalisboa) June 24, 2021
A partir de julho. Mais informações em https://t.co/3YfJilsAo0#Lisboa #Lisboacriola pic.twitter.com/ZFH703QINm
A plataforma digital vai reunir conteúdos de acesso gratuito, entre artigos, poemas, workshops, e crónicas, eventos e outros projetos, além de assinalar no mapa da cidade todos os pontos onde se vive e respira esta Criolidade, identificados ao longo de todo o projecto. “Mais do que influências, pretendemos celebrar e promover confluências. Dar corpo a um movimento de mistura, de partilha, em que todos nos damos a conhecer, onde promovemos a empatia, a colaboração e a criação de algo novo, cada vez mais rico. E assim, queremos ser galvanizadores de uma mentalidade de inclusão, diversidade e igualdade e ser o ponto de encontro entre todas as comunidades”.
Assim, todos os meses, de julho a dezembro, a plataforma vai explorar um tema que será o mote para desenvolver um conjunto de ações com diferentes objetivos, que correspondem a oito momentos/rubricas desse programa mensal.
Em julho, a programação vai contar com um poema de Bob The Rage Sense; entrevista de Cláudia Semedo a Selma Uamusse e um mini documentário e workshop de Jani Zhao e Welket Bungué, entre outras iniciativas.
O projeto pode ser acompanhado emwww.lisboacriola.pt
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.