Procurar
Close this search box.

7 marcas de luxo africanas que deves conhecer

Marcas de luxo africanas | ©Mathydy
Marcas de luxo africanas | ©Mathydy

O luxo não é uma exclusividade que apenas marcas ocidentais conseguem atingir. No Sul Global há várias empresas e marcas, de diferentes setores, a olhar para este segmento de mercado e que têm merecido destaque nacional e internacional. As marcas que listamos abaixo combinam herança cultural com estética contemporânea para criar produtos que transcendem fronteiras e refletem a diversidade e a criatividade do continente.

Yeba

Fundada em 2015, a Yeba é a primeira marca de acessórios contemporâneos com raízes africanas a ascender ao mundo das bolsas de luxo. A marca tem como objetivo inspirar mulheres a revelarem sua grandeza e realizarem seu potencial máximo. As bolsas Yeba combinam estética moderna com a herança africana de Benin, resultando em peças que equilibram modernidade e tradição. Cada bolsa é uma obra-prima, feita à mão por artesãos italianos para durar mais do que uma vida. Usar uma bolsa Yeba é como usar uma coroa invisível, uma conexão com uma linhagem de mulheres fortes e inspiradoras.

Maison Noir Paris

Esta marca não está estabelecida no continente africano mas foi fundada pelo afrodescendente Dimitri Amouzou, em Paris (França). Influenciado pela arte de joalharia do antigo Egito, cada uma das criações de Amouzou conta uma história e transmite uma emoção específica. Cada peça é feita para perdurar, com atenção meticulosa dedicada a cada detalhe. São peças raras que evocam a estética do antigo Egito, ao mesmo tempo em que possuem um toque muito moderno, elegante e refinado.

Afonso Banzey

As cuvées Afonso Banzeÿ foram criadas para transcender a imaginação e evocar emoções. Esta marca de champanhe classificado como Premier Cru simboliza qualidade e excelência da região francesa de Champagne. Elaborado a partir de uvas de vinicultores independentes, o champanhe Afonso Banzeÿ é autêntico e único.

Mansa Home

Mansa Home é uma marca de decoração de interiores fundada pelas irmãs Aïssatou e Dieynabou. Inspiradas pela beleza do artesanato em Madagascar, elas criaram a Mansa Home para valorizar o know-how artesanal ancestral e a produção ética. A marca oferece decoração prática e bela para entusiastas que desejam que as suas casas reflitam amor pelo continente africano.

Uchawi World

Uchawi, que significa “magia” em suaíli, é mais do que uma linha de roupas, é um estado de espírito. Feitas à mão em África, as roupas Uchawi procuram desenvolver a indústria de moda africana desde as suas raízes. A linha Uchaspirit representa otimismo, alegria, esperança e coragem, expressando a identidade diversa de uma juventude que deseja reivindicar o seu lugar no mundo.

Maison Miguu

A marca Miguu se destaca pelo design retro, pop e contemporâneo de seus tênis. Inspirada na cultura negra, a marca utiliza materiais nobres para criar tênis que celebram a herança africana. A força da marca vem de sua rica herança e compromisso com a excelência, tanto no design quanto na fabricação.

Mathydy

Os relógios Mathydy, do Senegal, estão a ganhar destaque, atraindo uma clientela diversificada com o seu design inspirado no continente africano. A marca, que existe desde 2014, oferece relógios, jóias e acessórios de couro. As coleções ROYALTY e NOBLESSE homenageiam a realeza africana e os títulos de dignidade do continente negro.

Essas marcas representam um movimento empolgante de criatividade e herança cultural que está a transformar a indústria do luxo. Elas não apenas oferecem produtos de alta qualidade, como também celebram a rica tapeçaria e artesanato africana, unindo tradição e inovação.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES