As tais tendências de relações públicas para 2023

assessoria de imprensa

O mundo das relações públicas está mais dinâmico do que nunca. Com os eventos sem precedentes e inesperados de 2021, vindos do COVID-19, vimos algumas mudanças disruptivas no mundo das relações públicas. Com mais e mais campanhas desviando para o reino digital de relações públicas, no próximo ano, ainda encontraremos novas tendências e padrões do sector em construção.

CONTEÚDO PERSONLIZADO COM MAIOR ALCANCE

O comércio electrónico continua crescendo e crescendo, pois todos estão na internet agora, e o comércio na internet está mais acessível do que nunca. Assim é o caso das campanhas de relações públicas e é uma questão crescente que quanto mais conteúdo é passado, mais competitivo é o ambiente.

Os especialistas em relações públicas precisam se concentrar em seu alcance para garantir que o conteúdo não apenas satisfaça e envolva o público-alvo, mas também o alcance em primeiro lugar. Aumentar o alcance do seu conteúdo é fácil se você prestar atenção às táticas de otimização de SEO. Usar palavras-chave adequadas, ajustar seu conteúdo para que o software do mecanismo de pesquisa o reconheça, espalhar o conteúdo no lugar certo são todos métodos para aumentar seus rankings nos mecanismos de pesquisa.

Mas também é vital personalizar seu conteúdo. Tratar as pessoas de forma única pode ter um grande impacto em sua resposta. Além disso, o conteúdo personalizado é perfeito para as diversas plataformas em que você pode divulgar esse conteúdo para atingir o público-alvo. Ter conteúdo mais personalizado com base em análise de dados e a conclusão extraída de conjuntos de dados é uma ótima maneira de colocar a marca do seu cliente nos lugares certos.

Os consumidores correm por muitas plataformas diferentes em busca de conteúdo envolvente e relevante que atenda aos seus interesses. Um pitch de relações públicas personalizado bem elaborado não apenas tem a capacidade de envolver mais as pessoas, mas também tem uma chance maior de ser apreciado por jornalistas e outros meios de comunicação e plataformas.

ALINHE O SEU PROPÓSITO COM O SEU PÚBLICO

A pandemia mostrou-nos uma onda de solidariedade e actos incríveis de bondade no mundo todo. Durante a pandemia, experimentamos uma mudança drástica nos valores, bem como no discernimento. Como tal, o surgimento de um público ético está em ascensão.

A consciência ética relaciona-se com a ânsia e a capacidade de definir situações e dilemas morais analisando criticamente, avaliando e mudando os próprios valores morais em termos da vida dos outros. Um público ético é aquele que interpreta activamente qualquer material compartilhado que encontra e analisa o conteúdo e a eficácia do mensageiro.

Os consumidores estão a analisar activamente que marcas é que têm propósito e as que não têm, relacionando-se com as primeiras. Para levar em consideração um público ético, comece conhecendo os valores da marca de dentro para fora, trabalhe na modelagem desses valores e comunique esses valores ao seu público.

COLOQUE O SEU CONTEÚDO EM PODCAST

Podcasts são as novas redes de transmissão, então use-os.

Qualquer que seja o sector de operação, a verdade é que o podcast é um canal de nicho, então usar o público é um caminho perfeito para comunicar a sua marca.

Uma das mais-valias, é usar esses podcasts como veiculos para a mensagem da sua empresa. Muitas vezes, os podcasts têm dificuldade em encontrar convidados e posicionar-se nestas plataformas só aproxima a marca do consumidor.

EXPLORAR DIFERENTES TIPOS DE INFLUENCERS

O marketing de influenciadores mudou o jogo para as marcas. Utilizar figuras públicas que já são conhecidas, apreciadas e confiáveis ​​é uma maneira incrível de as marcas divulgarem os seus produtos ou serviços. A quantidade de mega e macro influenciadores a promover inúmeros serviços, no entanto, tem causado muito escrutínio entre os consumidores.

Saber que essas pessoas são muito bem pagas para promover produtos pode ter o efeito oposto ao pretendido, principalmente se promoverem outros produtos que não estejam alinhados com os valores da sua marca ou do seu público.

COLABORAÇÃO COM OUTRAS MARCAS

Nada deixa as pessoas mais empolgadas do que ver dois artistas favoritos a colaborarem num novo álbum.

O mesmo pode ser dito para as marcas.

Colaborar com outra marca é uma nova maneira de criar uma onda de entusiasmo e entusiasmo. Seja através de um brinde, produto ou serviço, ou até mesmo um conteúdo, as pessoas adoram quando as suas marcas favoritas se unem

COMBATER A DESINFORMAÇÃO

A disseminação de informações falsas pode ser perigosa para marcas e empresas quando falamos de

relações públicas. Mais do que nunca, os profissionais de relações públicas têm que olhar para as informações e questionar se serão verdade ou não

Para isso, é importante investir em ferramentas de análise de dados e monitoramento de media. Isso não apenas garantirá uma abordagem orientada por dados (cuja importância já foi evidenciada), mas também evitará possíveis mal entendidos.

As ferramentas de análise e monitoramento de dados dão ao mundo das relações públicas a oportunidade de usar o conteúdo que circula socialmente e gerir o conteúdo de uma maneira mais autêntica e confiável.

Os executivos de relações públicas podem, então, direccionar o conteúdo nocivo e resolver o problema antes que ele atinja a comunidade.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES