Procurar
Close this search box.

Marcas vs Influencers – Quem cresce mais nas Redes Sociais?

instagram

Foi apresentado, recentemente, os resultados de um estudo referente ao crescimento que diferentes actores tiveram nas diferentes redes sociais, no primeiro trimestre de 2021.

Realizado pela Núcleo de Inovação em Social Media da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo, em parceria com a Emplifi, a pesquisa desenvolvida, referente ao primeiro trimestre de 2021, apurou que o número de seguidores, em páginas do Facebook apresentou uma queda em todos os seus segmentos, quando comparados com o ano anterior, acompanhando dessa forma a diminuição verificado no número de utilizadores desta plataforma, muito por força da importância que os stories têm assumido, no mundo da Social Media.

As categorias que apresentaram uma maior diminuição de seguidores, com base na segmentação estruturada pelos orientadores do estudo, foram as de entretenimento e comunidade, sendo que a primeira categoria apresentou uma diminuição de 0,26% e, a segunda, uma diminuição de 0,28%, no que concerne ao total de seguidores aí verificados.

Já no caso dos influenciadores/as, e com base nos perfis que foram utilizados como base para a realização do estudo, os números apurados são bastante interessantes, com a constatação de ocorrerem cerca de 21 mil interações nas páginas de celebridades e criadores de conteúdos no Facebook, por norma, duas vezes ao dia, num período de sete dias.

De salientar que as fotos ainda são o centro das atenções no Facebook, em relação aos vídeos se comparados com outras redes sociais. Em termos de investimento, as marcas apostaram financeiramente em cerca de 8,59% do total das postagens realizadas.

Um cenário oposto foi constatado no Instagram, na medida em que as marcas registaram um crescimento no número de seguidores superior ao crescimento que os influenciadores/as apresentaram, visto que, entre Janeiro e Março, as marcas apresentaram um crescimento de 2,33%, na sua base de apoio, contra apenas 1,71%, no caso dos influenciadores/as.

Por outro lado, o nível de interacção alcançado pelos nfluenciadores/as, nesta plataforma, mantém-se superior ao nível alcançado pela interacção com as marcas, sendo esse um dos factores que, cada vez mais, pautam o investimento realizado pelas marcas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES