Rubrica #asmarcasdelas: Alima Hussein Sauji e o poder do podcast

alima hussein

Comunicar através da produção de podcast é uma das grandes tendências de comunicação e produção de conteúdo para 2023. Partilhar ideias, dar espaço para compreender a criatividade e as mensagens de cada projecto feminino é parte do objectivo de Alima Hussein Sauji, apresentadora e responsável pelo podcast moçambicano: Podcast Para Elas.

Para inaugurar a rubrica #asmarcasdelas fomos compreender de que forma é que esta ferramenta de comunicação, partilha várias mensagens.

Qual é a relevância que o Podcast tem para elevar a voz das mulheres?

O Podcast é uma plataforma criada para ampliar a voz das mulheres através de partilha de informações sobre oportunidades de negócios, de formação e percursos inspiradores e de superação.

Sentes que criar os guiões, escolher os nomes é usar a tua criatividade? Se sim, de que forma?
Sou do tipo de pessoa que quando é para fazer algo tem que ser marcante e com impacto. Note que o cenário do meu Podcast é muito diferente dos tradicionais, quiz fazer algo diferente, que as mulheres se identifiquem e querem estar la, com um ambiente alegre e colorido, tanto que os episódios não são definidos de forma aleatoria, têm uma sequência lógica.

Desde o primeiro ao último capítulo há sempre uma ligação continua entre eles. Tenho uma equipa de profissionais que trabalham comigo, cada detalhe é debatido e avaliado ao pormenor.

Quando as minhas convidadas chegam ao estudio eu já tenho o perfil delas, já as “conheço” ao ponto delas se sentirem “em casa. Não é apenas um Podcast, é um momento!

Alima Hussein Sauji, criadora Podcast Para Elas

Acima de tudo, o podcast é sobre formas de comunicar. Qual é que é o teu meio favorito, e porquê?

O podcast permite-me trazer uma forma de comunicar mais simples e descontraída, o que tornam as conversas interessantes e únicas. Crio uma relação de confiança com todas as minhas convidadas antes, durante e depois de cada episódio. As mulheres que passam pelo Podcast Para Elas ficam marcadas pelo momento, elas passam a fazer parte da minha e eu delas, porque partilhamos um momento único e marcante. As conversas acontecem de forma muito descontraída a semelhança do que acontece quando temos conversas com as pessoas que partilhamos o nosso dia em um ambiente colorido e descontraído, respeitando os limites de cada uma. Tenho o cuidado de criar esse ambiente com cada uma delas quando chegam no studio de gravação

O que é que te levou a criares o podcast?

O Podcast Para Elas, através das suas plataformas, leva informações importantes para as mulheres poderem se formar, fazer negócios e ter referências.

Sempre quiz dar o meu contributo na construção de uma uma mulher mais informada. Acredito que o acesso a informação é determinante para o sucesso das mulheres e ajuda-las a ultrapassar varias barreiras, tanto a nivel profissional e pessoal.

Alima Hussein Sauji, criadora Podcast Para Elas

Num dia tão importante, e em que se fala tanto de representatividade, sentes que as vozes das mulheres são ouvidas?

Já tivemos tempos piores, mas a luta é continua e colectiva. Todas temos que dar o nosso contributo para que sejamos cada vez mais ouvidas ate ao ponto em que UM SER HUMANO seja ouvido, independente do sexo.

Ouve os episódios aqui.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES