Procurar
Close this search box.

Uma girafa que transporta informação

girafa solar

Não é bem assim, é melhor. A Girafa Solar é uma estrutura moçambicana desenvolvida para  carregar telemóveis e ouvir rádio, em zonas rurais, utilizando energia solar. 

A Girafa Solar nasce da vontade da Fundação Carlos Morgado de tornar o contexto social moçambicano um pouco mais igualitário. Ao construir uma estrutura que, por si só, carrega celulares, Ruben Morgado, o mentor do projecto, percebeu que subiria um degrau no desenvolvimento comunitário porque, com tecnologia, surge mais acesso às novas tecnologias de informação, mais segurança, mais conhecimento e, inerentemente, mais desenvolvimento. 

Localizado no sul de Moçambique, em Magunze, província de Gaza, a Girafa Solar funciona como um espaço comum que oferece acesso público a electricidade. Na prática, é através de painéis fotovoltaicos que a estrutura alimenta um armário técnico, sob o telhado, com 10 pontos de carregamento móvel e um leitor de rádio para ouvir música e notícias. Todos os outros sistemas são instalados, como prevenção, para suportar e proteger a energia eléctrica, assim como os seus usuários.

Actualmente, os objectivos são claros: carregar celulares, melhorar o acesso à cobertura móvel e, consequentemente, levar a que existam mais interações sociais e económicas.  A longo prazo, a ideia é que esta ‘girafa’ forneça internet, televisão, computador e outros serviços. 

Embora o projecto tenha sido idealizado pela Fundação Carlos Morgado, a iniciativa foi implementada pela Associação Nykani Mavoko, com financiamento da Embaixada Irlandesa em Moçambique e em parceria com a Associação Moçambique das Mulheres da Energia (MWE). 

Uma das curiosidades associadas a este projecto é o seu nome: no início do projecto a estrutura estava montada na horizontal, com os painéis solares no topo, tendo recebido críticas da comunidade onde estava inserida, que aconselhou a elevar os painéis. Consequentemente, o projecto foi redesenhado e os painéis, ao ficarem de pé, resultaram numa forma muito semelhante a uma girafa. É um óptimo exemplo sobre a importância de ouvir o consumidor, certo?

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES