Procurar
Close this search box.

Os artigos mais lidos da semana | 18/52

Festival Felicidade
📷: Rita Carmo Photograph

Na Europa, está praticamente aberta a época de festivais, em plena primavera. Anunciámos aqui a realização do FeLiCidade, a acontecer neste fim de semana em Lisboa, com curadoria BANTUMEN, e esse anúncio foi o artigo mais lido da revista digital nos últimos sete dias. No top cinco segue-se a entrevista do Marcas Por Escrever a Anderson Marcelo, fundador da empresa Delivery das Favelas; o ciclo de filmes guineenses da Cinemateca Portuguesa; a entrevista de Joana Alcântara à atleta de judo Taís Pina; e o anúncio da exposição Afro-Renaissance, organizado pela Afrikanizm, em Portugal.

FeLiCidade, o novo festival lisboeta gratuito para celebrar as línguas portuguesas

Lisboa ganha em maio um novo festival de entrada livre. No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, e no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o CCB promove o FeLiCidade – Festival da Língua e da Liberdade na Cidade, que se realiza nos dias 4 e 5 de maio, das 10h00 à 01h00, em vários espaços do Centro Cultural de Belém, com entrada livre. É uma celebração, um questionamento e uma festa da língua como casa, que conta com a curadoria da BANTUMEN na programação musical.

Delivery das Favelas revoluciona mercado brasileiro de entregas com foco na inclusão social

Delivery das Favelas surge como uma resposta aos desafios enfrentados pelos moradores de comunidades carentes no Brasil. Com um potencial de consumo anual estimado em 159 bilhões de reais (cerca de 29 mil milhões de euros) nas 10 maiores favelas brasileiras, Anderson Marcelo, CEO da empresa, identificou a falta de acesso a serviços de entregas e a necessidade de inclusão social como oportunidades de negócio.

Cinemateca Portuguesa com ciclo de cinema dedicado à Guiné-Bissau

A Cinemateca continua a sua viagem cinematográfica pelos países africanos de língua portuguesa com o Ciclo “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado”, dedicado, em maio, ao cinema da Guiné-Bissau. Este ciclo abrange quase 60 anos de história, desde a luta anticolonial até aos dias de hoje, incluindo também os cineastas guineenses da diáspora e os realizadores portugueses que contribuíram com obras relevantes.

Taís Pina, jovem promessa do Judo, uma força impossível de derrubar

Com as suas habilidades no tatame, Taís Pina, de apenas 19 anos, considerada “jovem promessa” portuguesa do Judo, tem chamado atenção para as suas performances, sobretudo, depois de várias vitórias notáveis.

No seu palmarés, tem mais de seis medalhas de prata e bronze nas mais diversas competições. Alcançou o segundo lugar no Grand Slam Antalaya em março, onde a judoca teve um percurso vitorioso até à final, tendo sido derrotada pela 7.ª do ranking mundial, a austríaca Michaela Polleres; saiu na quinta posição no Grand Slam Paris; medalha de bronze em -70 kg nos Europeus de sub-23, no Campeonato da Europa de 2023, e, no mesmo ano, sagrou-se Campeã Nacional júnior, somando valiosos pontos no ranking de qualificação olímpica para Paris 2024.

Afrikanizm e o Afro-Renaissance chegam a Portugal

A arte contemporânea africana ganha destaque na Europa com a inauguração da primeira exposição Afrikanizm em Portugal, intitulada “Afro-Renaissance”. Este termo foi criado para expressar um renascimento cultural, intelectual e artístico nas comunidades afrodescendentes em todo o mundo. O movimento procura revitalizar e celebrar a herança cultural africana, promovendo a consciência e a valorização da história, identidade e contribuições dos povos africanos e afrodescendentes para a sociedade global.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES