O presidente do Uganda, Yoweri Museveni, de 75 anos, publicou um vídeo a exercitar no seu escritório, para incentivar os seus cidadãos a continuarem a praticar algum exercício em casa, durante a quarentena.
No vídeo, conseguimos ver o presidente de pés descalços, a começar a sua sessão de exercícios a correr pela sala, onde normalmente faz conferências.
Depois de aquecer, Museveni baixa-se e faz 21 flexões, tudo de uma só vez, enquanto a sua equipa de imprensa conta cada flexão feita. No final, o chefe de Estado acaba por fazer mais 30 flexões.
As promised in his address yesterday, The President today started his day with indoor exercising. He encourages all Ugandans who have interest in exercising to do it indoors @KagutaMuseveni @OfwonoOpondo @DianaAtwine @FrankTumwebazek @UgandaMediaCent #SafeAtHome pic.twitter.com/tC8YdeKsgR
— Government of Uganda (@GovUganda) April 9, 2020
O presidente decidiu tomar esta iniciativa menos tradicional depois de proibir, nesta quarta-feira, a prática do exercício físico em público como uma medida de controlo contra o coronavirus.
A medida foi tomada depois de terem sido divulgados nas redes sociais vários vídeos e fotos de pessoas a exercitarem em grupos, na capital Kampala, mesmo depois do país ter declarado estado de emergência.
Não é a primeira vez que o presidente partilha a sua rotina saudável com o seu povo. O homem de 75 anos, disse à nação no ano passado que tinha perdido 30kg porque tinha começado a focar-se na sua saúde e estado físico.
Em Janeiro, Yoweri Museveni andou 200 km pelo Triângulo Luweero, em Kampala, zona onde chegou a lutar durante a guerra que o colocou no poder.
O Uganda registou até agora 53 casos de coronavírus.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.