Procurar
Close this search box.

“Sem Ti” de Slow J é o aceitar o desapego em música

Slow J
Imagem BANTUMEN

Depois de ter-nos apresentado “Where U @”, lançada em parceria com o artista plástico cabo-verdiano Fidel Évora, Slow J brinda agora os fãs e seguidores com um novo single“Sem Ti”. Esta é a segunda música que faz a antevisão do álbum que está prestes a ser lançado.

“Eu vou ser quem sou como era sem ti” é o primeiro verso do refrão que dá o mote à música, que conta com letra escrita pelo próprio artista, produção de GOIAS, guitarras adicionais de FRANKIEONTHEGUITAR, mistura de André Tavares e masterização de Chris Athens.

Com este lançamento, quisemos perceber um pouco mais sobre o processo de criação tanto da capa como da música, e trocamos alguns dedos de conversa com Slow J.

Para capa deste novo single, voltaste a contar com o artista plástico Fidel Évora. Como foi todo o processo?

Slow J: O processo foi um pouco como o da capa do “Where U @”. Veio da discussão com o Fidel sobre de onde é que podíamos ir nesta capa especificamente e partimos da ideia de fotos de família para criar este artwork. E, mais uma vez, fiquei de boca aberta quando vi a proposta dele.

De onde partiu a ideia da criação desta música?

Slow J: Na verdade, foi feita quando estava no estúdio com o Charlie e tinha a ideia inicial desta letra. Acho que comecei a gravar em cima de uns acordes do Charlie e foi uma noite que foi uma granda vibe. Era uma versão bem mais tipo rock. Lembro-me que o Charlie até acabou por ir para a bateria e estava todo entusiasmado e gravámos bateria mesmo à antiga. E tornou-se um bocado essa cena.

Mas essa não ficou como versão final…

Slow J: Passado uns meses, acabei por criar outra versão da música, bem mais dark em termos do instrumental, um bocado com a mesma linha de voz e da letra. E depois disso ela ficou na caixa, um bocado como uma ideia que sabíamos que havia qualquer coisa ali mas meio que não transmitia um sentimento que eu sentisse que era mesmo bom. A sensação meio de ires do início ao fim de uma musica e sentir que saíste com alguma cena com mais energia, e que a canção não te deitou abaixo.

E pronto, assim, passado uns meses comecei a trabalhar com os GOIAS, que têm estado a trabalhar o álbum todo comigo, e passei-lhes as minhas demos todas para eles terem uma noção do que é que havia como matéria prima e coisas que eles também podiam pegar e trabalhar como remixs. Não só começarmos as ideias do zero, e ya, os gajos pegaram nessa ideia no Camp do Porto [um encontro de músicos que se juntam para fazer música] especificamente, onde estivemos com o Frankie também.

E foi assim, num dia de sol, as colunas estavam viradas para uma janela para o jardinzinho, estava uma boa vive. Lembro-me que estávamos todos bem dispostos, a fazer exercício. E fizemos o instrumental e eu acabei por re-gravar a música inteira ali numa sala de um AirBnb com um microfone barato. E foi o que se tornou na versão final, porque ficou com uma boa energia. Dá-me a sensação que tem mais de aceitação em relação ao que é afastares-te de pessoas por quem tens muito carinho ou com quem já viveste muitas coisas e aceitar isso como o percurso natural da vida. Acho que a versão final acabou por ganhar isso em relação às anteriores.

Fala-me do que te inspirou para criares “Sem Ti”.

Slow J: O que me inspirou a escrever esta canção foram as experiências da minha vida pessoal, em específico. Um bocado essa sensação de afastamento em relação às pessoas que curto ou curtia ou que nos dávamos bué e é essa sensação de que os caminhos descruzaram-se e a frustração em relação a isso. Ao mesmo tempo, encontrar aceitação em relação a isso. Os caminhos das pessoas por quem temos carinho, eventualmente, hão de voltar a cruzar-se com os nossos, se assim fizer sentido, há que aceitar apenas.

A produção inicial foi feita com o Charlie e quem acabou por dar o pontapé de saída da nova versão, da forma final da música, foi o Henrique e o António, os GOIAS. O Frankie acabou por dar ali uns toques bué importantes, seja na melodia de voz como nalgumas das linhas de guitarra que ele ou acertou o tempo ou encontrou mesmo a harmonia específica que depois dá o bolo final à cena.

Está previsto o teu álbum sair ainda este ano e já temos dois singles que o antevêm. Já tens data definida para o lançamento?

Slow J: Ainda vamos ter de esperar algum tempo…

Ouve abaixo “Sem Ti”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES