Procurar
Close this search box.

O legado de Virgil Abloh, 5 feitos de um visionário

VirgilAbloh
Virgil Abloh | Foto: Alessio Sengala

Virgil Abloh morreu aos 41 anos no auge da sua carreira. Foi um pioneiro e deixou um legado inestimável dentro da cultura urbana, nas suas várias vertentes, e que é agora quase indissociável da moda de alta costura.

Deejay, designer, empresário e visionário teve uma ascensão meteórica desde 2009, quando ingressou num estágio na FENDI, onde conheceu Kanye West. A partir daí, tornou-se diretor criativo de YE e a sua prolífica carreira

início em Chicago, onde nasceu em uma família de imigrantes ganenses e perseguiu destemidamente suas obsessões por streetwear, arte e cultura, eventualmente se tornando num dos nomes mais influentes da indústria da moda recente.

Liderando a sua própria marca, Off-White, que lançou em 2012, Virgil foi escolhido para ser diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton, tornando-se no primeiro designer negro a dirigir a marca. Entretanto, o artista formou parcerias com artistas como Jenny Holzer e Arthur Jafa e projetou garrafas de champanhe, gira-discos, tapetes, ténis, móveis, etc.

A seguir, listamos aqui cinco feitos protagonizados por Virgil Abloh

1 – Abloh fez um mestrado em Arquitetura, no Illinois Institute of Technology. Entretanto o seu gosto pela moda levou-o a ingressar num estágio na FENDI, em Milão, onde conheceu Kanye West, com quem criou uma parceria colaborativa que “desalinhou” o status quo da casa italiana e cativou o CEO da Louis Vuitton, Michael Burke. Depois dessa passagem pela Fendi, Abloh tornou-se diretor artístico da Donda, a agência de criação de West, e dirigiu a arte do álbum Watch the Throne de West e Jay-Z, e 2que lhe valeu um Grammy.

2 – Em 2012, Abloh lançou a sua primeira marca, a Pyrex Vision, com a venda de camisas Ralph Lauren estampadas com a palavra “Pyrex”. Em seguida, veio a estreia da Off-White, uma marca de moda sediada em Milão que combina streetwear, arte e música e, como disse o seu fundador, paira na “área cinzenta entre o preto e o branco”. A Off-White rapidamente tornou-se marca de renome no mundo da moda, exibindo coleções masculinas e femininas durante a Paris Fashion Week em 2014 e sendo nomeada uma das finalistas do Prémio LVMH no ano seguinte.

3 – Abloh foi escolhido para suceder a Kim Jones como o melhor designer de roupas masculinas da Louis Vuitton em 2018, tornando-se no seu primeiro diretor artístico negro e um dos poucos a dirigir uma casa histórica francesa. Mesmo mantendo o calendário sazonal ininterrupto da moda com coleções de sucesso comercial e crítica, Abloh continuou a trabalhar com West, liderando Off-White e garantindo colaborações com marcas como Evian, Nike e Takashi Murakami, entre outras.

4 – Abloh moldou a cultura. O seu nome acabou por tornar-se sinónimo de sucesso, através da s várias colaborações – Möet, Vitra e Moncler entre elas – que quase sempre esgotavam em segundos. Em 2019, assistiu a uma retrospectiva marcante na MCA Chicago, que documentou as suas proezas comerciais. “Os seus projetos desenrolam-se com intenção, precisão, crítica, consciência histórica e sensibilidade cultural”, disse o curador Michael Darling na época. “Quando retirado do contexto agitado e espumante da moda de luxo, manequins de celebridades e superioridade do hip-hop, surge uma visão comedida.”

5- Enquanto isso, Off-White estava a mapear uma espécie de novo território, com Abloh a criar novos conceitos para artigos para a casa e prêt-à-porter experimental. Os seus ganhos atraíram a atenção da gigante do comércio eletrónico Farfetch, de origem portuguesa, que comprou a New Guards, a empresa proprietária cuja jóia da coroa é a Off-White – por uns comedidos 675 milhões dólares, em 2019.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES