Procurar
Close this search box.

Estas são as exposições que tens de ver em fevereiro

Foto: Silvia Maidagan

Em Portugal, durante este mês de fevereiro há arte de afrodescendentes em destaque em diferentes galerias. Para que não percas nenhuma das mostras, listamos abaixo por onde deves passar nos próximos dias para contemplar a arte e cultura africana.

Movart | Oxi Dretu, Manham Mariádu de Fidel Évora

Oxi Dretu, Manham Mariádu do artista plástico Fidel Évora está em exposição na galeria Movart, em Lisboa, até ao dia 4 de abril. Com a curadoria de Maria de Brito Matias, a exposição individual do artista, nascido em Cabo Verde e criado no Barreiro (Portugal), reflete uma simbiose entre as culturas africanas e urbanas, para trazer à tona diálogos e histórias que ficaram perdidas no tempo.

.insofar | O Sistema de Cristiano Mangovo

O Sistema, exposição individual do artista angolano Cristiano Mangovo está patente na galeria de arte .insofar, até ao dia 30 de abril. A exposição é composta por uma seleção de pinturas que abordam questões sócio-políticas complexas, tais como as hierarquias, as mentalidades de divisão e oposição profundamente enraizadas e difundidas, os conflitos de interesses ou o exercício do poder, a sua conquista e preservação a todo o custo.

This Is Not A White Cube | Loot – Spoils of War de Barbara Wildenboer

A galeria de arte This Is Not A White Cube, Lisboa, inaugurou Loot, a primeira exposição individual da artista sul-africana Barbara Wildenboer em Portugal, a 5 de fevereiro. A mostra integra cerca de 30 trabalhos inéditos, repartidos em três núcleos distintos, de entre os quais se destaca aquele que agrega o mais recente corpo de trabalho da artista e que dá nome à exposição. Loot – Spoils of War, decorre do interesse crescente da artista pela forma como um novo modelo de significações foi gerado e moldado a partir do encontro histórico e civilizacional entre África e Europa.

Galeria African Arte | Mostra de Arte Tribal Africana

A Galeria African Arte, situada em Lisboa, apresenta exclusivamente uma das mais diversas coleções de arte tribal e antiguidades. Fundada, em 1998, pelo visionário conhecedor e negociante de arte, Seydou Mamadou Keita, a Galeria African Arte apresenta mais de 20 anos de experiência, estabelecendo fortes relações com colecionadores e famílias de algumas das culturas mais profundamente enraizadas da África. O espaço cultural tem como propósito garantir a promoção da cultura, dos valores culturais e da civilização africanas, trazendo desta forma o ressurgimento da arte do continente e as diversas contribuições do seu povo nas correntes universais da arte.

UCCLA | de Dentro e Fora – Coletiva de Artistas de Cabo Verde

As Ilhas, o mar e a diáspora de Cabo Verde estão representadas na exposição de Dentro e Fora – Coletiva de Artistas de Cabo Verde, uma parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, com o Centro Cultural de Cabo Verde e com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, na UCCLA, em Lisboa. 

Galerias Artistas de Angola | Gina Diama (Meu nome minha história)

Gina Diama (Meu Nome Minha História) é uma exposição coletiva dos artistas plásticos angolanos Grácia Silva e Silvestre Quizembe, patente na Galeria Artistas de Angola. A inaugurar no dia 18 de fevereiro, às 17h, no número 12 da rua Sousa Lopes, em Lisboa, a mostra conta com a curadoria do fotógrafo António Silva.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES