Procurar
Close this search box.

Depois dos eventos literários, Jandira Luísa prepara-se para lançar 1.º livro

A jovem escritora angolana Jandira Luísa, anunciou recentemente o lançamento da sua primeira obra literária. A obra tem como título Metamorfose, inspirado na ideia de mudança e transformação que acarreta o termo em si, e é a porta de entrada para a autora no mundo da escrita com um olhar muito mais profissional.

A proposta de Metamorfose não se encaixa num género literário específico, sendo, de acordo com o dito à BANTUMEN pela autora, uma reunião de vários textos agrupados em distintos géneros, que vão desde a poesia, crónica e contos.

Estes textos fazem parte de si, daí a necessidade de os conservar e transportar nas várias fases que vai atravessando. grande parte foram escritos durante a adolescência, outros falam sobre a sua infância, e na parte final, a independência e vida adulta. “Claramente é uma construção. Este livro é o que chamo de a minha passagem para o mundo dos escritores porque, até certo ponto, até há pouco considerava-me uma mera “escrevente”. Apesar de escrever desde muito nova, não tinha ainda embarcado neste mundo de forma séria e profissional, era mais um hobbie (…) Por isso, não achei justo abandonar os meus primeiros “bebés” de criação à medida que transcendo para a vida de escritora profissional. Optei então por juntá-los todos e formar um livro.”

Jandira é conhecida nas redes sociais como a “Fada dos Livros”. Partilha com os seus seguidores as suas experiências, dicas e os livros que lê. É uma ideia de comunidade que acaba, algumas vezes, por transcender o online. A ideia do nome, segundo a jovem escritora, surgiu do fascínio pelo fantástico e pela magia dos contos de fadas. Se existe a fada do amor, do sol, das nuvens e a fada da música, “por que não haver a fada dos livros?”, questiona Jandira.

A escritora decidiu, por ora, não avançar com datas nem com muitos mais pormenores a respeito do livro, salientando apenas a previsão de lançamento para o verão deste ano e a vontade que tem, em futuras obras, de trazer muito mais Angola e toda a discussão social e política em volta. Como nos disse, “a realidade está patente aos olhos de todos, só não enxerga quem não quer e, se eu pudesse, mudava essa realidade totalmente para melhor, acho que o povo precisa de novas oportunidades. Este é um aspeto que tenciono mudar em mim, falo muito pouco sobre Angola”, afirmou.

Contudo, ressalva: “Escrevo para o mundo inteiro. O intuito é tocar todas as almas. Não importa quem sejas, se a minha arte te tocar de alguma forma, então, eu escrevo para ti”.

Primeiro encontro do Sarau Literário

Entretanto, a “Fada dos Livros” vai-se também entretendo com outras atividades ligadas ao mundo das letras, como o “Sarau Literário”. O evento aconteceu em Lisboa (Portugal), na Galeria de Arte Makamba. Um evento intimista, que contou com a presença de leitores, amigos e simpatizantes, para declamar poemas, promover o hábito de leitura e conversar sobre a paixão que os une. Jandira disse-nos que a ideia tinha surgido na sequência de um plano de atividades alusivo ao mês de África. “Propuseram-me a organização de algumas atividades literárias e então achei que um Sarau seria uma boa ideia pois é bastante dinâmico. A finalidade foi introduzir os hábitos literários nos jovens. Falámos da importância da leitura, partilhámos experiências pessoais, falámos dos nossos livros favoritos, tivemos música acústica e declamações de poesias também. Para uma primeira edição, creio que tenha corrido muito bem. Espero mesmo que possamos realizar muitas mais atividades do género futuramente e com a maior brevidade possível.”

Jandira Luísa é uma jovem escritora, nascida em Luanda (Angola). Mudou-se para Lisboa quando tinha 17 anos, com o objetivo de dar continuidade aos seus estudos. Licenciou-se em Marketing, Relações Públicas e Publicidade pela Universidade Lusófona e, atualmente, é estudante de mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Desde cedo que é apaixonada por livros e posteriormente despertou também a paixão pela escrita. É também uma jovem ativa nas redes sociais, onde se dedica a falar sobre literatura e a influenciar todos os que puder neste mundo dos livros.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES