Procurar
Close this search box.

Kid MC conta detalhes do novo álbum, “Scripta Manent”

Kid MC

A poucos dias da data do lançamento do seu sexto álbum, Kid Sebastião Manuel, popularmente conhecido por Kid MC ou MC de Raiz, cedeu uma entrevista à BANTUMEN, onde contou os detalhes sobre o novo projeto, Scripta Manent.

Após lançar três músicas promocionais, “Para Sempre Azagaia”, “Brutal Skill (Part 2)” e “Desabafos e Confissões”, finalmente, a espera acabou para todos os fãs e amantes do trabalho de Kid MC. O artista anunciou, recentemente, o lançamento do álbum Scripta Manent, previsto para as 00 horas do dia 11 de Setembro, nas plataformas digitais.

Em entrevista à BANTUMEN, Kid MC contou que o nome do álbum vem do latim e que significa a escrita fica. “Quis trazer a certeza aos meus seguidores de que a escrita com estilo Kid MC, a minha forma de escrita, a minha forma de poesia permanecerá. Isto foi um jeito de dizer aos fãs que, independentemente do tempo e do álbum ser novo, as minhas músicas e as rimas têm a característica da intemporalidade”, refiriu o artista.

O projeto composto por 12 faixas musicais conta com as participações de artistas como DJ Mamen, Boy Lendário, Valercya Nzolani, Relatório Autónomo, Kris MC, Verbo Bucks e Kila O. Segundo o artista, a seleção destes nomes foi feita de acordo as necessidades artísticas que o álbum exigia, ou seja, com base naquilo que o tema musical que cada artista participou exigia.

A nível de produção, as músicas levam a assinatura de MadKutz, Palavra Bastha, Ricardo 2R, Lil Mendes, Mad Contrário, Boni-Diferencial e Raiva. “É uma forma que encontrei para poder expandir o trabalho dos produtores e ajudá-los a promoverem as suas produções”, justificou Kid, acrescentando que por serem produtores experientes que já trabalharam com ele, sente-se no dever de apoiá-los.

Conteúdo, dificuldades e expectativas do álbum

Diferente dos álbuns anteriores, Scripta Manent é um projeto maduro e em concordância com o momento de vida em que o rapper se encontra: “um homem com mais responsabilidades na vida, casado e pai de família”, destacou. A ideia é introduzir uma nova visão de vida, em que é possível se desembaraçar das complexidades de cada percurso e ter uma visão diferente daquilo que são as metas e objetivos a alcançar. Qualidades que admitiu não ter ainda na altura em que compôs os álbuns O incorrigível e Sombra, quando era apenas um estudante.

Liricalmente falando, Kid avançou que o álbum tem uma concepção voltada àquilo que são as suas crenças em Deus, o que explica a presença de um crucifixo na capa. “É a primeira obra que eu escrevo inspirada numa entidade divina, que é Jesus Cristo, tanto que se vires a capa do álbum, o Scripta está escrito com o crucifixo. Então, isto é o novo Kid, um Kid batizado nas águas, que segue vida religiosa rigorosa, e o público vai ter as líricas de acordo a minha maturidade espiritual”, explicou e disse também que isso é o que difere este álbum das obras passadas.

Questionado sobre suas expectativas quanto ao público em receber o novo álbum, Kid MC garantiu que, pelo facto de o álbum exigir-lhe uma capacidade poética ainda maior do que os anteriores, ele tem a certeza de que os seus fãs, aqueles que ainda gostam do seu trabalho, que o seguem, que estão atentos às novas músicas e que não o deixaram de ouvir, estão expectantes e querem muito ouvir esta nova obra.

Quanto às dificuldades na feitura do álbum, Kid, contou que em termos técnicos não teve dificuldades porque tem a disposição o que precisa, porém, destacou que o álbum contém duas músicas que exigiram muito dele. Trata-se das músicas “Submerso” e “Para Sempre Azagaia”. De acordo com o artista, nestas músicas, ele queria aprofundar mais na sua poesia, querendo alcançar um nível poético que nunca alcançou. Ao falar especificamente da música em homenagem a Azagaia, a sua concepção criou um maior desgaste mental e físico, fruto do momento que se vivia na altura.

Sensação e regresso aos palcos

“Sinto-me abençoado em ver o álbum pronto e prestes a lançar. Sinto que os meu fãs vão ter mais um produto para ouvir de mim, sinto que o público terá mais reflexão, sinto que o público terá mais um álbum em que possa se espelhar relativamente às diretrizes sobre as atitudes e ideias”, descreveu, e acrescentou que lançar esta obra é parecido a ter uma percepção de voltar a alimentar as pessoas e sentir-se valorizado por tê-las à espera do álbum.

Depois que lançar o projeto, Kid MC vai continuar a fazer a sua promoção, produzir videoclipes, realizar o show da apresentação do álbum e, sem avançar datas, garantiu que vai voltar aos palcos, depois de muito tempo sem sentir a euforia do público, que obviamente, já tem saudades. O artista avançou também que já tem uma agenda de shows marcados para os próximos meses ainda neste ano.

Relembrar que, Kid MC, além de artista, é também CEO da produtora multimedia Cave Comunica, com a qual trabalha nos últimos anos, e entre vários trabalhos destaca-se a produção da série de comédia televisiva “Turma da Jivunda”, transmitida num canal de televisão nacional.

Kid MC é um rapper, compositor e empreendedor angolano de 37 anos de idade, natural da província da Huíla. A sua inserção no rap angolano aconteceu em 1996. Apesar de não gostar de rap enquanto mais novo – porque achava uma tremenda confusão de palavras e não entendia o que os rappers americanos diziam nas músicas -, assim que ativou a vontade de ser MC, Kid passou a ser considerado uma das maiores revelações do hip-hop angolano daquela época. Atualmente, é visto como referência por muitos MCs em destaque e é admirado por veteranos. O seu percurso musical é preenchido de sucessos, onde álbuns, mixtapes e outros projectos lançados. O seu nome está patente em cinco álbuns: Caminhos (2008), O Incorrigível (2010), Sombra (2013), Dois Lado da Mesma Moeda (2016) e Décimo Quinto Ano (2019).

Contudo, nem tudo foram rosas no percurso artístico de Kid, tendo chegado inclusive abdicado da música por duas vezes. Primeiro, em 2014 quando decidiu dedicar-se à formação superior e, depois, em maio de 2021, ao anunciar o fim da sua missão de levar mensagens ao público por meio da música, pela vontade de seguir outros projetos profissionais.

Felizmente para os seus fãs e amantes do Rap, em fevereiro deste ano, o artista anunciou o seu regresso, com o lançamento da música “Para Sempre Azagaia”, em homenagem a Azagaia, um dos ícones do Hip Hop Moçambicano e Lusófono, falecido a 9 de março. Na altura, em entrevistas, Kid disse que fez a música pela intenção de eterniza-lo, pelo que Azagaia representar para ele: “… esperança, luta, boa vontade e patriotismo”.

Na música, com skills, métrica e atitude nas rimas, como lhe-é característico, o também considerado “Incorrigível” lançou barras profundas contando a história de vida e feitos do rapper moçambicano. “O mano Edson do rap que nos trouxe a luz / assumido e potente levou bem firme e forte a sua cruz / Pela maré onde a perseguição se traduz / No barco desta revolução que nada fácil se conduz / Transformando seus espetáculos em aulas temáticas”, podemos ouvir em alguns dos versos.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES