Procurar
Close this search box.

Os artigos mais lidos da semana | 15/52

Yara Costa

Saímos desta 15ª semana de 2024, com três mulheres no top dos artigos mais lidos na BANTUMEN. Começamos com o anúncio do prémio Prince Claus Fund atribuído à artista e ativista moçambicana Yara Costa; seguindo-se as entrevistas à ativista angolana Carmen Mateia e à cantora cabo-santomense Kátia Semedo. No 4.º lugar do top está o anúncio do evento de celebração do 25 de Abril, com a curadoria BANTUMEN & Tristany no Musicbox, a acontecer já no próximo dia 20 de abril. Por fim, está o lançamento em Cabo Verde da marca Decoraçon, fundada por Daniela Reis.

Moçambicana Yara Costa vence Prince Claus Fund 

A artista multidisciplinar Yara Costa venceu o prémio Prince Claus Fund- 2023, que reconhece anualmente 100 artistas e profissionais culturais inspiradores, cujo trabalho imagina novas realidades e inspira mudanças positivas. A nomeação representa o reconhecimento das ações da artista que se cruzam entre a arte e o activismo, e que procuram “discutir e desconstruir os estereótipos da sociedade”.

Carmen Mateia, quando o ativismo torna-se profissão

Com um potencial nato para a liderança, Carmen Mateia é uma jovem angolana, de 25 anos de idade, que tornou-se numa das vozes mais sonantes do pensamento crítico de uma juventude inconformada e que demanda políticas públicas que possam moldar um futuro promissor para a sua geração e para o país como um todo. A jornalista Joana Alcântara entrevistou para conhecermos melhor o seu percurso, já várias vezes reconhecido a nível nacional e internacional.

O “Caminho de São Tomé” até Cabo Verde, na música de Kátia Semedo

Durante o Atlantic Music Expo (AME), que teve lugar em vários palcos da cidade da Praia, em Cabo Verde, entre o dia 1 a 4 de abril, tivemos a oportunidade de ouvir vários artistas de diferentes pontos geográficos, uns emergentes e outros já bem conhecidos do povo cabo-verdiano. Destes artistas, conversamos com Kátia Semedo, santomense e, do lado paterno, descendente de cabo-verdianos. Tem 28 anos e cedo conheceu a paixão pela música. A artista atuou no Palácio Nacional da Cultura Ildo Lobo, um palco que conhece bem. Vive em Cabo Verde desde 2014, país onde se formou em Enfermagem, mas é na música que encontra a sua medicina.

Monangambé, o nosso 25 de abril acontece no Musicbox

O 25 de Abril começou em África. É a partir do título do livro de António Simões do Paço, Roberto della Santa, Pamela Peres Cabreira, Raquel Varela e Jorge Fontes, que começa a narrativa da curadoria conjunta deste “Monangambé”, entre a BANTUMEN & Tristany Mundu e o Musicbox, no sábado 20. Os ingressos para o evento já estão disponíveis através deste link.

Decoraçon, o design feito de e com coração

Além de nos últimos dois anos ser a pessoa responsável pela organização da PowerList 100 e do MIA, iniciativas BANTUMEN, Daniela Reis é também a cabeça e mente por trás da Decoraçon, uma empresa de organização de eventos e decoração de interiores e exteriores, que acaba de ser agora lançada também em Cabo Verde.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES