Procurar
Close this search box.

Sikabadu Summit, o evento que conecta os empreendedores cabo-verdianos e a diáspora

A primeira edição da conferência dedicada a unir o ecossistema digital de Cabo Verde com a diáspora, o Sikabadu Summit, ocorreu na última quarta-feira (15) na Sociedade de Geografia de Lisboa. O evento, realizado pelo Governo de Cabo Verde por meio da iniciativa Cabo Verde Digital, contou com a presença de Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital. 

Em declarações à Inforpress, Pedro Lopes explicou que na Web Summit do ano passado começaram a perceber que havia pessoas fora da rede nacional que o Governo não sabia quem são, mas que têm startups, são cabo-verdianos e vivem fora de Cabo Verde.

“Sikabadu Summit’ tem o objetivo de conectar com a diáspora, incentivar a investimentos tecnológicos nesta área e depois falarmos sobre a retenção e atração de talentos, ou seja, que os talentos fiquem em Cabo Verde, possam trabalhar para o mundo, mas que não saem de Cabo Verde, assim como queremos atrair talentos da nossa diáspora para regressar, nómadas digitais e pessoas de outras paragens”, explicou o secretário de Estado.

O encontro aconteceu durante a Web Summit – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – que se deu entre os dias 13 e 16 novembro. Nele, reuniram-se talentos cabo-verdianos que se destacam no setor de inovação e tecnologia. O primeiro painel, chamado “Investimentos Tech” dedicou-se a abordar o investimento intensivo que Cabo Verde tem feito nos últimos anos no mercado digital. Bruno Castro, Carlos Monteiro, Liliana do Rosário e Inoweze Ferreira foram os convidados da mesa.

Já o segundo painel, intitulado “Tech Brain Gain: Retenção e atração de talentos”, serviu para discutir formas de manter os talentos em solo cabo-verdiano, bem como conectar as ilhas com a diáspora. Esta mesa obteve a participação de Jorge Santos, Nadine Tavares, Domingos Guimarães e Nivaldo Pereira. Outros que deram a sua contribuição foram Sandeney Fernandes e Miguel Monteiro, no talk “Oportunidades e canais digitais de investimento”. 

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, o governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, também estiveram presentes no evento.

O título do evento foi inspirado na frase “Si ka badu ka ta biradu” que, traduzida para o português, significa “Quem não parte, não pode voltar”, retirada do poema Hora di Bai, do grande escritor cabo-verdiano Eugénio Tavares. A ideia do encontro é interligar o ecossistema digital com a diáspora, além de reter e atrair talentos e investimentos internacionais para Cabo Verde.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES