Djam Neguin lança “Txabeta”, uma fusão artística do Batuku cabo-verdiano

Djam Neguin | Lelvy Resolvi Photos
Djam Neguin | Lelvy Resolvi Photos

Djam Neguin vai apresentar ao público Txabeta, a sua mais nova criação, fruto da residência artística da plataforma portuguesa Fórum Dança, no próximo dia 26 de outubro.

Para a performance, o artista promete uma experiência imersiva e futurista, resultante da interação entre o género musical cabo-verdiano Batuku e uma atmosfera de universo pós-humanista.

Este é o terceiro capítulo de uma série de solos iniciada em 2020, onde Djam Neguin busca inspiração nos ritmos e danças tradicionais e folclóricas de Cabo Verde. Em Mornatomia (2020), a morna serviu de musa inspiradora, seguida por Na-Ná (2022), onde o funaná foi o catalisador da criação.

O Batuku é, provavelmente, uma das formas mais antigas de música e dança em Cabo Verde, remontando aos primórdios do povoamento do arquipélago. Durante o período colonial, assim como aconteceu com o funaná, este estilo foi alvo de hostilidade por parte da administração portuguesa e da igreja, relegando-o às povoações rurais. Ao longo do tempo, e depois de várias transformações, o género musical e de dança deixou de ser visto com desprezo e restrito a Santiago, para se tornar num estandarte cultural do país. Atualmente, serve como matéria-prima para uma vanguarda musical que há cerca de duas décadas o recria numa linguagem urbana e contemporânea.

A parte central do Batuku, conhecida como “Xabeta” ou “Tchabeta”, envolve a batida de palmas sobre uma redondilha entre as pernas.

Djam Neguin é criativo um inovador na cena artística de Cabo Verde e um embaixador da dança contemporânea. Além de criar e coordenar a Rede de Dança da CPLP, o artista é o mentor do Festival Internacional de Dança Contemporânea Kontornu em Cabo Verde.

Txabeta será apresentada ao público, no espaço da Dança Fórum, em Lisboa, no dia 26 de outubro, Às 18h30.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES