Procurar
Close this search box.

Unidigrazz apresenta primeira exposição coletiva no Underdogs

A galeria Underdogs, em Marvila (Portugal), inaugura Distante, na sexta-feira 15 de setembro. Será a primeira exposição individual do coletivo Unidigrazz.

Composto por Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany, nesta exposição o coletivo apresenta uma diversidade de trabalhos, englobando obras assinadas a título individual, assim como peças únicas criadas em conjunto. Por sua vez, o espaço Cápsula acolhe uma mostra de peças únicas do projeto de intervenção artística ±MaisMenos± (Miguel Januário), desenvolvida para acompanhar o lançamento de um novo livro dedicado à obra do artista, marcado para dia 28 de outubro.

±MaisMenos± ©Alexandre Silva

Em Distante, o coletivo Unidigrazz confronta o público com uma exploração das narrativas complexas inerentes à dicotomia periferia-centro, representada pelos 33 minutos de viagem entre as estações do Rossio e Algueirão- Mem Martins, na Linha de Sintra. Uma viagem de comboio aparentemente breve, transformada em metáfora e carregada de significado, revelando profundas divisões entre realidades contrastantes e destinos desiguais.

A partir das vivências reais e pessoais dos membros que compõem o coletivo, a exposição incorpora uma visão criativa multifacetada, desafiando perceções convencionais através de um choque frontal com a segregação que dá forma às perspetivas urbanas. Evidenciando muito mais que a distância geográfica entre territórios, Distante reflete sobre a desigualdade que permeia a sociedade, abordando questões de mobilidade, cultura, educação, habitação, documentação, violência policial e racismo. Aqui, o coletivo revela os abismos entre realidades distintas, contando histórias que ecoam a sua própria marginalização, assim como a sua realidade enquanto grupo de artistas que procura redefinir a narrativa do local onde vive.

Incluindo trabalhos em desenho e pintura, assim como intervenções em técnica mista, destaca-se uma instalação em grande-escala titulada Marquizz. Presente na exposição enquanto espaço literal de expressão, é uma representação da vida nas periferias urbanas, da intimidade e dos laços familiares, simbolizando também a ligação entre o ambiente doméstico e o espaço público.

Distante é, na sua essência, uma exploração cativante, introspetiva e pessoal das experiências humanas e sociais num contexto urbano dividido. Nas palavras dos próprios artistas: Unidigrazz é uma consequência, uma continuação de algo [que já existe]; do trabalho dos rappers street, writers, poetas, de todas as mães. A arte realizada pelo coletivo relata uma época que já se viveu ou se está a viver, pela maneira de ver e criar de quem vive dentro dessa realidade. É mais do que o mundo artístico. É o que veem e vivem.

O mês de outubro é marcado pelo lançamento de um livro inteiramente dedicado à obra de ±MaisMenos±, o projeto de intervenção artística concebido pelo artista plástico Miguel Januário. Para celebrar este lançamento, o espaço Cápsula será ocupado por peças únicas do artista, incluindo uma seleção de obras nunca apresentadas.

O lançamento do livro está marcado para 28 de outubro às 17h na galeria Underdogs em Marvila, num evento aberto ao público que contará também com uma conversa informal com o artista.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES