Procurar
Close this search box.

Luxemburgo quer apoiar novos empreendedores cabo-verdianos

Empreendedores cabo-verdianos na Web Summit 2023, em Lisboa | ©Cabo Verde Digital
Empreendedores cabo-verdianos na Web Summit 2023, em Lisboa | ©Cabo Verde Digital

O príncipe herdeiro do Luxemburgo, Guillaume Jean Joseph Marie, marcou presença no espaço de Cabo Verde na Web Summit, que aconteceu de 13 a 17 de novembro, em Lisboa. A visita, que ocorreu no segundo dia do evento (14), representa a cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde. Na delegação, recebida por Pedro Lopes – secretário de Estado da Economia Digital – estava também o Ministro da Economia do Luxemburgo, Franz Fayoy.

Numa entrevista à BANTUMEN, Bastien Berge, responsável pela Luxembourg City Incubator, uma iniciativa que fomenta e promove o desenvolvimento de startups, expressou otimismo sobre a parceria entre os dois países. “Discutimos como as economias do Luxemburgo e de Cabo Verde diferem, e identificamos áreas onde podemos colaborar. O meu principal interesse é sempre descobrir mais talentos e garantir que mais empreendedores alcancem o sucesso. Primeiramente, é crucial garantir fundos para os projetos emergentes assegurarem o seu êxito. Temos também empresas derivadas de investigações universitárias. Queremos perceber se existem programas e estruturas em Cabo Verde que possam beneficiar de subsídios governamentais, tal como temos no Luxemburgo, onde investigadores recebem apoios públicos”, afirma.

Berge também abordou como o Luxemburgo pode contribuir para o crescimento do ecossistema tecnológico de Cabo Verde: “A troca de ideias é fundamental para identificar parcerias potenciais, que podem ser estruturadas e validadas. Perguntei qual o ponto forte do ecossistema cabo-verdiano e responderam que eram os seus talentos. Portanto, questiono se há a possibilidade de externalizar diferentes áreas para que as startups cabo-verdianas se desenvolvam. São ideias que têm lógica”, destaca.

Para Pedro Lopes, esta parceria é crucial para estimular o setor tecnológico do país: “O Luxemburgo tem sido um parceiro de Cabo Verde ao longo dos anos, e agora está a apoiar também o setor digital. Acreditamos que é através de parcerias sólidas que conseguiremos desenvolver o país digitalmente. A nossa presença na Web Summit reflete isto mesmo. Agendámos esta visita com o Luxemburgo, e a Web Summit é uma plataforma onde se encontram agentes políticos e empresas, estando nós sempre abertos a estas parcerias”, sublinha.

Lopes conclui destacando que, além do Luxemburgo, Cabo Verde está empenhado em fortalecer relações não apenas com outros países, mas também com empresas de renome a nível mundial. “Estabelecemos parcerias com Portugal, estamos a trabalhar para concretizar acordos com o Brasil através do Vale do Dendê, em Salvador. Temos estabelecido parcerias com países e empresas como a Microsoft e outras entidades de grande relevo”, conclui.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES