Artistas de Angola, Guiné e Moçambique entre os vencedores do projeto Marimba

Cleyton M | Gala Prémios da Nova Geração
Cleyton M | Gala Prémios da Nova Geração

Na primeira edição do Concurso de Bandas Emergentes, promovido pelo projeto Marimba em parceria com o PROCULTURA, foram selecionados seis projetos artísticos que prometem marcar o cenário musical dos PALOP e Timor-Leste. Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos de idade, oriundos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o concurso atraiu cerca de 40 candidaturas, submetidas à análise de um júri internacional composto por artistas e agentes do setor.

Os vencedores foram escolhidos com base na sua capacidade inovadora de mergulhar nas raízes culturais e transformá-las em novas formas de expressão musical, demonstrando assim uma visão única e autêntica no panorama artístico atual.

De Angola, destacaram-se Sara Saka e Cleyton M; da Guiné-Bissau Jery Biden Quarteto; de Moçambique a Banda M’Laio e os The Hood Brodz; e de Timor-Leste os The Kraken.

    Os artistas e bandas selecionadas terão a oportunidade de serem agenciados pela Marimba Booking / Soundsgood a nível nacional e internacional até 2026. Esta colaboração representa um importante impulso para a promoção de criadores dos PALOP e Timor-Leste, abrindo portas a novas audiências e mercados.

    As bandas vencedoras também terão a possibilidade de participar no aguardado Marimba Gathering 2024, um encontro que reúne algumas das mais influentes personalidades do projeto Marimba. Neste evento, serão apresentados e celebrados os resultados alcançados pelas ações desenvolvidas ao longo do programa.

    Para além do reconhecimento e da projeção internacional, cada uma das bandas selecionadas foi agraciada com um prémio pecuniário em moeda local. Este apoio financeiro direto visa suprir as necessidades de investimento dos jovens talentos, proporcionando-lhes as bases sólidas para os primeiros passos numa nova e promissora fase das suas carreiras musicais.

    Este concurso, que quer alavancar o cenário da música emergente africana, demonstra a riqueza e diversidade do talento jovem nos PALOP e em Timor-Leste, reforçando a importância de iniciativas que promovam e impulsionem a expressão artística nas comunidades.

    Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

    Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

    Recomendações

    OUTROS

    Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

    Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

    MAIS POPULARES