A associação SOS Racismo vai levar até Espanha o livro Dicionário da Invisibilidade. Nesta quinta-feira, 14, a apresentação acontece em Santander e na sexta-feira, 15, na Semana Negra de Gijon.
“Estas apresentações continuam a mostrar o impacto que a publicação do SOS Racismo continua a ter além fronteira (e também em Portugal – Praia das Maçãs, Lagoa, Sertã, Palmela ainda na semana passada e tantos outros lugares)”, lemos no comunicado que chegou à redação da BANTUMEN.
O Dicionário é um projeto da autoria do SOS Racismo que retrata as vidas e histórias de mais de três mil protagonistas da História, vistos como “invisíveis” que estiveram na linha da frente das lutas sociais. Com a contribuição de 170 pessoas, o livro pretende “mostrar que, para se ter conseguido acabar com aquelas opressões e barbáries dos séculos passados (hoje, algumas ainda vão subsistindo ou reaparecendo), muitas e muitos se levantaram, lutaram, morreram sem que o soubéssemos, sem que tivéssemos dado conta porque as/os fizeram desaparecer e, desta forma, passando a ser invisíveis, não porque o tivessem sido, mas porque convinha à barbárie e aos opressores que, hoje, não se tivesse conhecimento, que houve gente, mais do que possamos imaginar, que lutou, que perdeu mas também venceu e construiu momentos de vida, de sociedade, de cultura, solidários e harmoniosos com a natureza e com a Humanidade”.
Lembrar que, no fim de janeiro a publicação esteve em destaque no Ateneu de Madrid e que em fevereiro teve um reconhecimento internacional, com as ilustrações de André Carrilho a serem selecionadas para aparecer no Communication Arts Illustration Annual 63.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.