Procurar
Close this search box.

Kinani, uma década de ritmo e expressão contemporânea

KINANI

De 20 a 26 de novembro, Maputo será a capital da dança contemporânea em celebração dos dez anos do Kinani – Bienal Internacional de Dança Contemporânea e do Danse L’Afrique Danse.

Estão previstos espetáculos, diálogos e encontros em diferentes centros culturais e espaços alternativos da capital do país.

Por tratar-se de uma edição festiva que recebe a programação da Bienal de Dança em África – Biennale de la Danse en Afrique, a curadoria do Kinani, juntamente com a Bienal de Dança em África, selecionou uma variedade de propostas concebidas sem imposição em termos temáticos, com o objetivo de estimular a liberdade de expressão artística e oferecer espaço de visibilidade a diferentes abordagens num ambiente aberto.

O festival vai apresentar peças de companhias e a solo, com performances que ilustram e valorizam a equidade de género e dimensão regional e territorial. As obras são o resultado de atividades de pesquisa e de residências criativas. Moçambique, África do Sul, Mali, Nigéria, Tanzânia, Cabo Verde, Angola, Marrocos e Madagáscar são os países convidados para esta bienal que vai transformar a cidade das acácias na capital africana da dança e da arte contemporânea, com mais de 34 performances previstas.

Além dos espetáculos, artistas, programadores, coreógrafos e companhias terão acesso a múltiplos debates sobre acesso às artes, financiamento, mobilidade, entre outros temas pertinentes para a produção e divulgação.

Quito Tembe, Diretor do Kinani e uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia de 2022, pela PowerList, explica que “este será um momento para estarmos juntos a celebrar as artes cénicas contemporâneas e o cruzamento de diversos atores do panorama cultural mundial, num cenário onde o panafricanismo e o respeito pela diversidade vão soar mais alto”.

Os espetáculos serão apresentados na Praça da Independência, Jardim Tunduru, Centro Cultural Franco-Moçambicano, Teatro Avenida, Centro Cultural Moçambique – China, Cine-Teatro Scala, Sé Catedral de Maputo, Correios de Moçambique, Cine África, 4.º Andar e Bairro Polana Caniço.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES