Procurar
Close this search box.

Os artigos mais clicados da semana | 4 a 10 de Jun

mais clicados

O anúncio do concerto de Karyna Gomes no Brasil foi o artigo mais lido na BANTUMEN nos últimos sete dias. Segue-se a subida de Cabo Verde no ranking dos melhores ecossistemas para startups em África; o primeiro encontro da plataforma Kilombo em Portugal; a entrevista ao rapper angolano N’Zau e o lançamento do novo livro de Henrique Sungo.

Karyna Gomes no Brasil para atuar no país que a viu nascer cantora

Karyna Gomes vai apresentar-se no Brasil em julho, nos dias 6 e 8, acompanhada de Xénia França e Suka Figueiredo. A cantora e compositora guineense Karyna Gomes estará no Brasil para realizar as suas primeiras apresentações solo no país onde se lançou na carreira artística. Os shows acontecerão no SESC Pompeia, em São Paulo, no dia 6 de julho, e no SESC Quitandinha, no Rio de Janeiro, no dia 8 de julho.

Cabo Verde lidera PALOP e tem um dos melhores ecossistemas de startups em África

Pelo terceiro ano consecutivo, Cabo Verde mantém a tendência crescente no ranking de países com melhores Ecossistemas Startups. Na sua edição de 2023, o Global Startup Ecosystem Index Report, da StartUpBlink, apresenta o arquipélago como um exemplo em África, particularmente na região da CEDEAO e nos PALOP.

Kilombo, Portugal tem uma nova plataforma anti-racista

As questões raciais vão além de questões comportamentais, é uma questão estrutural e institucional, com dimensões socioeconómicas, políticas e culturais. Está enraizado nas relações de poder, que concedem vantagens e benefícios a certos grupos, enquanto negam o progresso de outros, representando assim uma violação violenta dos direitos humanos. É nesta base que surge o Kilombo – Plataforma de Intervenção Anti-Racista, um coletivo recentemente formado, com o objetivo de unir conhecimentos e vontades na luta contra o racismo em Portugal.

Resiliente N’Zau prepara-se para a liberdade e novos lançamentos

N’Zau, rapper angolano, está há mais de uma década atrás das grades em Inglaterra. Apesar das adversidades, o artista encontrou uma maneira de continuar a criar música e transmitir a sua arte por meio da Fogo Automatiko Records, com a ajuda do seu advogado.

Desde dezembro de 2021 que acompanhamos os seus passos aqui na BANTUMEN e, agora, com um álbum prestes a ser lançado, N’Zau partilhou connosco as suas perspetivas sobre a música, a liberdade iminente e o que projeta para a vida após a prisão.

“Minhas Roupas Minhas Raízes”, o livro sobre identidade e indumentária africana

Minhas Roupas Minhas Raízes é um livro infanto-juvenil escrito por Henrique Sungo, escritor e cineasta angolano residente no Reino Unido, em parceria com a escritora botswana Paula Otukile – que tratou do prefácio e da parte final da obra – e com o artista Mbona Paulo – que cuidou das ilustrações.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES